REPRESENTAÇÃO ESPACIAL DA COBERTURA VEGETAL NATURAL ORIGINAL DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)

Autores

  • Ademir Fernando Morelli Universidade de Taubaté
  • Felisberto Cavalheiro Universidade de São Paulo
  • Marcello Alves Universidade do Vale do Paraíba
  • Marcel Fantin Universidade do Vale do Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i1.25859

Palavras-chave:

história da paisagem, sensoriamento remoto, geoprocessamento, São José dos Campos

Resumo

O objetivo deste trabalho foi inferir a configuração da cobertura vegetal natural original da paisagem do município de São José dos Campos. A paisagem do município conta com quase 500 anos de ocupação, encontra-se altamente fragmentada e com um número significativo de áreas em diferentes níveis de degradação. A Configuração original é fundamental para a recuperação, definindo o tipo de formação vegetal a ser recuperada para cada local específico. Os procedimentos metodológicos basearam-se nos conceitos teóricos e metodológicos da Ecologia da Paisagem e de Restauração e sua aplicação na avaliação do modelo de ambiente ecológico de cada formação vegetal, sendo empregados dados e técnicas de Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, GPS e de trabalhos de campo. Os resultados indicam que a paisagem original do município de São José dos Campos, como encontrada no século XVI pelos primeiros colonizadores era composta por sete tipos principais de formações vegetais, dos biomas de Mata Atlântica e de Savana: FESMar-Floresta Estacional Semidecidual Montana nos Planaltos interioranos da Serra do Mar; FESA - Floresta Estacional Semidecidual Aluvial nas Várzeas do Rio Paraíba do Sul; FESMant-Floresta Estacional Semidecidual nos morros Interioranos da Serra da Mantiqueira; FODM-Floresta Ombrófila Densa Montana e Alto Montana nas Escarpas da Serra da Mantiqueira; FOMAM-Floresta Ombrófila Mista Alto-Montana nas Escarpas da Serra da Mantiqueira; SAA-Savana Arbórea Aberta nas Colinas Tabuliformes do Vale do Paraíba do Sul. O principal resultado foi o mapa da cobertura vegetal natural original do município na escala 1:25.000, representando espacialmente as formações vegetais originais. As contribuições principais deste trabalho foram: a) Considerar os processos históricos da Paisagem; b) Estruturar uma forma para uma abordagem espacial da história da paisagem; c). Determinar a configuração e os tipos de formação vegetal da paisagem original; d) Auxiliar na determinação da contingência (condições específicas que influenciam um local) e e) Determinar os parâmetros referenciais para um modelo de recuperação de áreas degradadas, segundo os princípios da Ecologia da Restauração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademir Fernando Morelli, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1993) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade de Taubaté, coordenador técnico da sub-sede regional da Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo do Cone Leste Paulista, consultor técnico ambiental da Associação de Defesa do Meio Ambiente Vale Verde, da empresa Tecnogaia Engenharia Ambiental e da GeoConsult Consultores Especializados, em projetos MDL. É avaliador do MEC no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) em nível de instituição e de cursos de graduação. Tem experiência nas áreas de Ecologia e Engenharia Ambiental e Sanitária, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de paisagem, planejamento e gestão ambiental, recuperação de áreas degradadas, estudo do ambiente construído, urbanização, sensoriamento remoto, geoprocessamento, técnicas e meios auxiliares de ensino.

Felisberto Cavalheiro, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1967), graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz Usp (1967) e doutorado em MANEJO DO TERRITÓRIO - UN IVERSIDADE DE HANNOVER (1981). Foi professor doutor da Universidade de São Paulo e professor visitante da Universidade Federal de São Carlos. Tinha experiência na área de Agronomia, com ênfase em Espaços Livres Urbanos, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida urbana, paisagismo, areas verdes, parques e jardins e unidade de conservacao. Faleceu em 18 de junho de 2003.

Downloads

Como Citar

MORELLI, Ademir Fernando; CAVALHEIRO, Felisberto; ALVES, Marcello; FANTIN, Marcel. REPRESENTAÇÃO ESPACIAL DA COBERTURA VEGETAL NATURAL ORIGINAL DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP). Geoambiente On-line, Goiânia, n. 1, p. 01–15 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i1.25859. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/25859. Acesso em: 14 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos