ASPECTOS HIDROQUÍMICOS DO AQÜÍFERO BARREIRAS NA ÁREA DA BACIA DO RIO PIRANGI-RN/BRASIL E ADEQUAÇÕES PARA USO HUMANO E IRRIGAÇÃO.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i3.25868Palavras-chave:
Aqüífero Barreiras, bacia do Rio Pirangi, hidroquímica, adequabilidadesResumo
O presente artigo compreende uma síntese de estudos preliminares efetuados sobre as características hidroquímicas do Aqüífero Barreiras no âmbito do setor oriental da bacia do Rio Pirangi, litoral leste do Estado do Rio Grande do Norte. Adicionalmente, foi realizada uma avaliação da adequabilidade deste manancial com vistas ao consumo humano e irrigação, além da influência da estruturação regional nesse contexto. Os resultados analíticos obtidos permitiram classificar a grande maioria das amostras como águas do tipo cloretada-sódica, evidenciando, dentre outros aspectos, a influência da proximidade da linha de costa. Em termos de adequabilidades, a maioria das amostras avaliadas mostrou-se dentro do padrão de aceitação para o consumo humano em suas condições naturais. Alguns poucos poços, entretanto, apresentaram determinados parâmetros físicos inadequados ao consumo sem tratamento prévio, fato associado às características construtivas dessas captações ou mesmo nos seus respectivos desenvolvimentos. No tocante a irrigação, as amostras evidenciaram águas com valores reduzidos de salinidade e baixo risco de formação de teores nocivos de sódio susceptível de troca, possibilitando a utilização das mesmas sem restrições aos diversos tipos de culturas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
LUCENA, Leandson Roberto F. de; CABRAL, João Batista Pereira; BECEGATO, Valter Antonio. ASPECTOS HIDROQUÍMICOS DO AQÜÍFERO BARREIRAS NA ÁREA DA BACIA DO RIO PIRANGI-RN/BRASIL E ADEQUAÇÕES PARA USO HUMANO E IRRIGAÇÃO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 3, p. 01–14 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i3.25868. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/25868. Acesso em: 18 out. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.