ASPECTOS HIDROQUÍMICOS DO AQÜÍFERO BARREIRAS NA ÁREA DA BACIA DO RIO PIRANGI-RN/BRASIL E ADEQUAÇÕES PARA USO HUMANO E IRRIGAÇÃO.

Autores

  • Leandson Roberto F. de Lucena Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte-EMPARN
  • João Batista Pereira Cabral Fundação Educacional de Jataí/Universidade Federal de Goiás
  • Valter Antonio Becegato Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i3.25868

Palavras-chave:

Aqüífero Barreiras, bacia do Rio Pirangi, hidroquímica, adequabilidades

Resumo

O presente artigo compreende uma síntese de estudos preliminares efetuados sobre as características hidroquímicas do Aqüífero Barreiras no âmbito do setor oriental da bacia do Rio Pirangi, litoral leste do Estado do Rio Grande do Norte. Adicionalmente, foi realizada uma avaliação da adequabilidade deste manancial com vistas ao consumo humano e irrigação, além da influência da estruturação regional nesse contexto. Os resultados analíticos obtidos permitiram classificar a grande maioria das amostras como águas do tipo cloretada-sódica, evidenciando, dentre outros aspectos, a influência da proximidade da linha de costa. Em termos de adequabilidades, a maioria das amostras avaliadas mostrou-se dentro do padrão de aceitação para o consumo humano em suas condições naturais. Alguns poucos poços, entretanto, apresentaram determinados parâmetros físicos inadequados ao consumo sem tratamento prévio, fato associado às características construtivas dessas captações ou mesmo nos seus respectivos desenvolvimentos. No tocante a irrigação, as amostras evidenciaram águas com valores reduzidos de salinidade e baixo risco de formação de teores nocivos de sódio susceptível de troca, possibilitando a utilização das mesmas sem restrições aos diversos tipos de culturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valter Antonio Becegato, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (1998) e doutorado em Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de impacto ambiental (EIA/Rima), geofísica amplicada ao meio ambiente, solos e água.

Downloads

Como Citar

LUCENA, Leandson Roberto F. de; CABRAL, João Batista Pereira; BECEGATO, Valter Antonio. ASPECTOS HIDROQUÍMICOS DO AQÜÍFERO BARREIRAS NA ÁREA DA BACIA DO RIO PIRANGI-RN/BRASIL E ADEQUAÇÕES PARA USO HUMANO E IRRIGAÇÃO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 3, p. 01–14 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i3.25868. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/25868. Acesso em: 18 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos