CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO CACHOEIRA, MT-BRASIL

Autores

  • Osvaldo Borges Pinto Junior Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Amintas Nazareth Rossete Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i4.25872

Palavras-chave:

Morfometria, Bacia Hidrográfica, Ribeirão Cachoeira

Resumo

Nos estudos de bacia hidrográfica, a mensuração e a análise matemática da configuração da superfície terrestre, quanto à forma e às dimensões de sua paisagem, são usadas nas estimativas das características da Bacia Hidrografia (morfometria). Este trabalho teve como objetivo quantificar os parâmetros morfométricos e construir um modelo digital de terreno da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Cachoeira. A bacia fica localizada entre os Municípios de Campinápolis e Nova Xavantina, com aproximadamente 359,81 Km2. A metodologia baseouse no uso de Imagens de Satélite, cartas topográficas e Softwares especializados, como o Idrisi, AutoCad e Surfer, sendo possível calcular índices morfométricos variados. De acordo com os valores calculados a Bacia Hidrográfica do Ribeirão Cachoeira é do tipo dendrítica. Este tipo de drenagem reflete características como a presença de solos homogêneos e rochas sedimentares. A bacia fica também caracterizada, por conter dois grandes compartimentos, a Bacia Hidrográfica do Córrego Cachoeira e a Sub-Bacia do Córrego Voadeira. Com os resultados dos índices morfométricos, foi possível evidenciar que a bacia é composta por rochas areníticas (forma das drenagens), com grande capacidade de gerar novos cursos d’água, pois apresenta uma área relativamente apropriada para a manutenção de seus canais de drenagem, a área apresenta relevo e índice de sinuosidade irregulares, determinados mais pelo tipo de carga dendrítica do que pela própria descarga fluvial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amintas Nazareth Rossete, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (1992) e mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso, Departamento de Ciências Biológicas, campus universitario de Nova Xavantina. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Gestao dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, recursos naturais, planejamento ambiental, analise ambiental e bacia hidrográfica.

Downloads

Como Citar

PINTO JUNIOR, Osvaldo Borges; ROSSETE, Amintas Nazareth. CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO CACHOEIRA, MT-BRASIL. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 4, p. 01–16 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i4.25872. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/25872. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos