RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS PROVENIENTES DA EXTRAÇÃO DE OLEAGINOSAS PARA BIODIESEL E SEUS POTENCIAIS DE USO
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i18.26033Palavras-chave:
Biodiesel, resíduos, oleaginosas, co-produtos do biodiesel.Resumo
O presente artigo apresenta uma revisão sobre potencialidades da utilização de resíduos sólidos orgânicos da indústria de extração de óleo vegetais de dendê, soja, mamona e girassol; para a produção de biodiesel. O cenário atual e futuro da produção de biodiesel no Brasil indicam um crescimento significativo do setor até o ano de 2020. Com a implantação da obrigatoriedade de proporções maiores deste combustível no óleo diesel, teremos conseqüentemente, a geração de uma grande quantidade de descartes sólidos orgânicos com grande potencial e possibilidades de utilização no mercado.
Esses resíduos sólidos orgânicos podem representar ganhos econômicos na região onde serão gerados. Há necessidade de mais investimento em pesquisa sobre a utilização destes produtos, porém estudos realizados já mostram seu potencial para a geração de renda e desenvolvimento não somente para a cadeia produtiva do biodiesel, mas para toda a região onde estão inseridos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.