EMPREENDEDORISMO E MERCADIFICAÇÃO NO ESPAÇO URBANO: UMA REFLEXÃO SOBRE O EIA/RIMA E AS IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DO PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA VIA MANGUE EM RECIFE
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i18.26036Palavras-chave:
Espaço urbano, desenvolvimento, evento, implicaçõesResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar como o espaço urbano é redefinido, a partir da perspectiva de transformação das grandes cidades em espaços indutores do “desenvolvimento”, da competitividade, da mercadificação e do espetáculo. Para isso, nos propusemos a tecer alguns comentários a partir da introdução de novos empreendimentos no espaço urbano, especialmente os que se destinam a atender as exigências da Copa de 2014, como em Recife, subsede do evento esportivo. Para isso, analisamos criticamente uma grande obra de mobilidade urbana, denominada Via-Mangue, bem como o documento que viabilizou a aprovação e sua respectiva implementação, o EIA/RIMA, descrevendo como este empreendimento vem atrelado de uma série de riscos socioambientais, diante da necessidade de implantação de um plano de mobilidade e em agilizar a aprovação dos projetos na cidade, resultando, em danos irreparáveis no futuro.
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