EMPREENDEDORISMO E MERCADIFICAÇÃO NO ESPAÇO URBANO: UMA REFLEXÃO SOBRE O EIA/RIMA E AS IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DO PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA VIA MANGUE EM RECIFE

Autores

  • Cleiton Ferreira Silva Mestrando do PPGG-UFPB e membro do grupo de pesquisa Movimentos Sociais e Espaço Urbano (MSEU/UFPE).

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i18.26036

Palavras-chave:

Espaço urbano, desenvolvimento, evento, implicações

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como o espaço urbano é redefinido, a partir da perspectiva de transformação das grandes cidades em espaços indutores do “desenvolvimento”, da competitividade, da mercadificação e do espetáculo. Para isso, nos propusemos a tecer alguns comentários a partir da introdução de novos empreendimentos no espaço urbano, especialmente os que se destinam a atender as exigências da Copa de 2014, como em Recife, subsede do evento esportivo. Para isso, analisamos criticamente uma grande obra de mobilidade urbana, denominada Via-Mangue, bem como o documento que viabilizou a aprovação e sua respectiva implementação, o EIA/RIMA, descrevendo como este empreendimento vem atrelado de uma série de riscos socioambientais, diante da necessidade de implantação de um plano de mobilidade e em agilizar a aprovação dos projetos na cidade, resultando, em danos irreparáveis no futuro.

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Publicado

2012-08-23

Como Citar

SILVA, Cleiton Ferreira. EMPREENDEDORISMO E MERCADIFICAÇÃO NO ESPAÇO URBANO: UMA REFLEXÃO SOBRE O EIA/RIMA E AS IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DO PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA VIA MANGUE EM RECIFE. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 18, p. 01–17 pág., 2012. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i18.26036. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/26036. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos