DINÂMICA CENTRO-PERIFERIA E ESTRUTURA URBANA NO CONTEXTO DAS AGLOMERAÇÕES NÃO-METROPOLITANAS NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: O CASO DE ARARAQUARA/AMÉRICO BRASILIENSE?
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i20.26088Palavras-chave:
Centro-Periferia. Estrutura Urbana. Aglomerações não-metropolitanas. Araraquara. Américo Brasiliense.Resumo
Neste texto procura-se analisar, brevemente, a dinâmica centro-periferia e a estruturação urbana, potencializadas pelo processo de conurbação, na aglomeração urbana não-metropolitana de Araraquara/Américo Brasiliense, que estabelece novas centralidades a partir da articulação entre os fluxos intra e interurbano. Para a execução do trabalho, utilizaram-se: levantamento bibliográfico, levantamento de campo, dados estatísticos da Fundação SEADE e dos poderes públicos locais. As ações de planejamento urbano adotadas pelos poderes públicos locais encontram-se descoladas de uma ação conjunta face à aglomeração urbana. Dessa forma, compromete-se o planejamento urbano e regional pleno e integrado capaz de atuar nas novas centralidades constituídas pela lógica centro-periferia na aglomeração urbana não-metropolitana. Instrumentos de ordenação territorial devem ser adotados em conjunto e de maneira eficiente contemplando no final do processo a satisfação e a mediação plena dos agentes e indivíduos presentes nos espaços intra e interurbano em análise.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.