REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA: ANÁLISE DA DISPOSIÇÃO ESPACIAL DOS RECURSOS FINANCEIROS PROVENIENTES DE CONVÊNIOS COM O GOVERNO FEDERAL ENTRE 2009 E 2011
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i20.26095Resumo
O artigo discute a distribuição de recursos provenientes de convênios entre os municípios da Região Metropolitana de Goiânia (RMG) e o Governo Federal por intermédio dos Ministérios da Saúde, Educação, Turismo e Cidades entre 2009 e 2011. Os convênios são analisados como mecanismos capazes de promover a integração metropolitana por meio da disponibilidade de serviços de interesse comum ou mesmo da execução de obras de infraestrutura. Para atingir os objetivos foi realizada análise bibliográfica e documental, coleta de dados secundários e mapeamento das informações. A distribuição espacial dos recursos nos permite concluir que, tal qual o padrão de dispersão da população e da infraestrutura urbana, os recursos provenientes são centralizados em municípios com maior demanda e também maior grau de burocratização das administrações municipais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.