MODELOS CHUVA-VAZÃO: USO DE TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINAS PARA CALIBRAÇÃO DE MODELOS EM UMA PEQUENA BACIA HIDROGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.vi37.62872Resumo
Estimativas de vazões em bacias hidrográficas baseadas em dados de precipitação pluviométrica são extremamente importantes para atividades relacionadas à gestão dos recursos hídricos. A elaboração de cenários de disponibilidade hídrica com boa precisão pode contribuir com os processos de planejamento dos recursos ambientais e evitar possíveis conflitos pelo uso da água. Este trabalho utilizou estruturas baseadas em aprendizagem de máquinas (Machine Learning) para calibrar dois modelos de chuva-vazão em escala diária na Bacia Hidrográfica do Arroio Grande no leste do Rio Grande do Sul. Foram empregados métodos de Redes Neurais Artificiais (RNA) e Gradient Boosting Machine (GBM) com a técnica bootstrap de reamostragem. O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade dessas técnicas para modelar a série histórica de vazão, considerando-se a influência de dois pluviômetros localizados próximos à estação fluviométrica. A performance das técnicas utilizadas foi verificada por meio do coeficiente de determinação (R²), que atingiu 0,93 para o algoritmo de redes neurais e de 0,99 para o algoritmo de boosting, bem como pelos baixos valores do desvio absoluto. Através dos gráficos de resíduos foi possível observar o bom desempenho de calibração alcançado na aplicação dessas técnicas, onde a técnica GBM apresentou-se levemente superior à de RNA.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.