VULNERABILIDADE AMBIENTAL DAS UNIDADES DE PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE MILTON BRANDÃO, PIAUÍ, BRASIL

Autores

  • Jefferson Paulo Ribeiro Soares Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás
  • Claudia Valeria de Lima Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás
  • Francílio de Amorim dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri
  • Claudia Maria Sabóia de Aquino UFPI https://orcid.org/0000-0002-3350-7452

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.vi37.62913

Resumo

A vulnerabilidade natural evidencia a pré-disposição do ambiente considerando aspectos como: geologia, geomorfologia, climatologia, solos e a vegetação. Os objetivos deste trabalho foram compartimentar a paisagem em unidades de paisagens e definir os níveis de vulnerabilidade ambiental dessas unidades, a partir do cruzamento dos dados levantados da área a respeito da geologia, geomorfologia, uso e cobertura da terra e pedologia. Quanto aos resultados foi possível identificar as seguintes unidades paisagísticas: Serras do Retiro, Vales Centrais, Sertão de Dentro, Chapada do Marfim, Vale do Rio Capivara e Vale do Rio Corrente. Considerando as distintas características das unidades constatou-se que grande parte do município apresentou muito baixa a baixa vulnerabilidade ambiental, algo em torno de 44% da sua área total. Ao passo que 30,4% da área do município apresenta nível de vulnerabilidade média, enquanto em 25,5% a vulnerabilidade varia de alta a muito alta. Constatou-se que as áreas de maior vulnerabilidade foram identificadas nas unidades de paisagem Sertão de Dentro, Serra do Retiro e Vale do Rio Capivara, que apresentaram os maiores índices de declividade, associado a presença de solos expostos, com afloramento de rocha ou as áreas de solos Litólicos e com a presença de uma vegetação esparsa geralmente pertencente ao bioma Caatinga ou ao complexo vegetacional carrasco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Paulo Ribeiro Soares, Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em estudos de vulnerabilidade ambiental da paisagem, mapeamento geomorfológico e geodiversidade.

Claudia Valeria de Lima, Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás

Possui Graduação em Geologia pela Universidade de Brasília (1990), Mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e Doutorado em Geologia pela Universidade de Brasília (2002). Atualmente, é professora associada do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás e docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Atua nas áreas de geodiversidade, geoconservação e patrimônio geológico.

Francílio de Amorim dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2007); Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2010); Especialista em Docência do Ensino Superior e em Gestão Ambiental e Ecoturismo pela Faculdade Montenegro (2009); Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2015). É Revisor da Revista Eletrônica Caderno de Geografia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMG) e Revista Clóvis Moura de Humanidades (Universidade Estadual do Piauí - UESPI). Atualmente, faz parte do Grupo de Pesquisa em Geografia Física, da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência em estudos sobre degradação/desertificação, bacias hidrográficas e ensino de ciências, com publicações de manuscritos completos em periódicos e em anais de eventos. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí/Campus Piripiri, Classe D III, Nível I, em regime de Dedicação Exclusiva. Tem interesse nas temáticas sobre Degradação/Desertificação, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Bacias Hidrográficas e Ensino de Ciências.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-06-02

Como Citar

RIBEIRO SOARES, Jefferson Paulo; DE LIMA, Claudia Valeria; DOS SANTOS, Francílio de Amorim; AQUINO, Claudia Maria Sabóia de. VULNERABILIDADE AMBIENTAL DAS UNIDADES DE PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE MILTON BRANDÃO, PIAUÍ, BRASIL. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 37, p. 15–34, 2020. DOI: 10.5216/revgeoamb.vi37.62913. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/62913. Acesso em: 19 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos