PRÁTICAS DE CONSERVAÇÃO DO SOLO NA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR, NA BACIA HIDROGRÁFICA CÓRREGO DA ONÇA - JATAÍ/GOIÁS
Resumo
Na agroindústria, com expansão nas últimas décadas no município de Jataí/Goiás devido a instalação de uma indústria do setor sucroalcooleiro, a cultura da cana-de-açúcar tem estabelecido um papel importante na economia, conquistando mais espaço entre as culturas implantadas no sudoeste do Estado de Goiás. Nesse sentido, o recorte espacial deste trabalho é o limite da bacia hidrográfica do Córrego da Onça, localizada no município de Jataí/Goiás, que passou pelo processo de expansão da cana-de-açúcar nos últimos anos. O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar as práticas de conservação dos solos implantadas na cultura da cana-de-açúcar. A metodologia se deu a partir de levantamento bibliográfico e de trabalhos de campo realizados em seis pontos amostrais. Para a identificação e análise das práticas empregadas como medidas para conservação do solo foi determinado dois períodos: (i) um chuvoso e (ii) outro menos chuvoso. Diante do monitoramente e análise das práticas foi possível identificar a prática mecânica como a mais frequente medida de conservação aplicada no cultivo da cana-de-açúcar, seguida pela vegetativa e edáfica. Além disso, verificou-se problemas como: assoreamento, erosão e compactação do solo. Assim, conclui-se que as medidas de conservação do solo devem ser aplicadas em conjunto, ou seja, associadas ao manejo mediante o planejamento em todos os processos de implantação da cana-de-açúcar.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.