PROPOSTA DE PROJETO PILOTO DE REUSO DE EFLUENTE PARA DESOBSTRUÇÃO DE REDE COLETORA DE ESGOTO

Autores

Resumo

Para minimizar as problemáticas de escassez de água e reduzir a pressão sobre os sistemas de abastecimento, é importante a adoção de práticas mais sustentáveis, como o reuso de água, que pode ser empregado em diversos usos, como para a realização das desobstruções de redes de esgoto. Neste sentido, o objetivo deste trabalho consiste em elaborar um projeto piloto para utilização de água de reuso de efluentes em serviços de desobstruções de redes de sistema de esgotamento sanitário. Para isso, foi dimensionado um projeto piloto localizado em Pernambuco, considerando atendimento das legislações CONAMA nº 430/2011 e CPRH Norma Técnica nº 2002 e nº 2007, de forma que o efluente seja enquadrado como Classe 2 de água de reuso, bem como um sistema de desinfecção para atendimento aos parâmetros bacteriológicos, podendo essa água de reuso também ser utilizada na lavagem de pisos das estações de tratamento. Foi possível constatar que a partir dos dados de projeto e, considerando o enquadramento do efluente, é viável tecnicamente a utilização do reuso para desobstruções de redes de esgoto. Dessa forma, essa prática pode possibilitar uma economia de mais de R$17.000,00 no custo operacional, contribuindo para desafogar as fontes de abastecimento de água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Analiza Leite, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Graduada em Engenharia Civil, Rua Av. da Arquitetura, s/nº. CEP - 50740-550 - Cidade Universitária, Recife/PE.

Anderson Paiva, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Doutor em Engenharia Civil, Rua Av. da Arquitetura, s/nº. CEP - 50740-550 - Cidade Universitária, Recife/PE.

Elizabeth Pastich Gonçalves, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Pernambuco e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco.

Jocimar Rodrigues Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Engenharia Civil, Rua Av. da Arquitetura, s/nº. CEP - 50740-550 - Cidade Universitária, Recife/PE.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-08-26

Como Citar

LEITE, Analiza; PAIVA, Anderson; PASTICH GONÇALVES, Elizabeth; RODRIGUES JUNIOR, Jocimar. PROPOSTA DE PROJETO PILOTO DE REUSO DE EFLUENTE PARA DESOBSTRUÇÃO DE REDE COLETORA DE ESGOTO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 46, 2023. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/75051. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos