BIOSSORÇÃO DE ÓLEOS POLUENTES COM O USO DA MACRÓFITA Salvinia natans (L.) All
Resumo
Estudos e desenvolvimento de métodos mais limpos para a produção de materiais com potencial descontaminante vem crescendo atualmente. Porém, ainda são poucas as pesquisas, quando comparadas à grande quantidade e tipos de poluentes que são lançados no meio ambiente a cada dia. O emprego da macrófita Salvinia natans como material biossorvente de óleos tem se mostrado eficiente devido a sua alta capacidade de adsorção de diversos poluentes. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de biossorção de óleos poluentes com a macrófita S. natans. Nos testes realizados em laboratório, foram empregadas quantidades crescentes da macrófita como biossorvente, sendo produzidas a partir da secagem da planta inteira, apenas das folhas com haste e somente das raízes, em dois tipos de óleos de frequente contaminação em recursos hídricos (óleo de soja e óleo diesel comum). Os resultados obtidos nos testes para todas as partes analisadas comprovam grande potencial de biossorção da planta estudada. Para as quantidades estudadas, 0,8g de biossorvente foi suficiente para adsorção superior a 300% de seu peso em óleo, atingindo 591% de seu peso para folhas e hastes em óleo de soja.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.