BIOSSORÇÃO DE ÓLEOS POLUENTES COM O USO DA MACRÓFITA Salvinia natans (L.) All

Autores

Resumo

Estudos e desenvolvimento de métodos mais limpos para a produção de materiais com potencial descontaminante vem crescendo atualmente. Porém, ainda são poucas as pesquisas, quando comparadas à grande quantidade e tipos de poluentes que são lançados no meio ambiente a cada dia. O emprego da macrófita Salvinia natans como material biossorvente de óleos tem se mostrado eficiente devido a sua alta capacidade de adsorção de diversos poluentes. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de biossorção de óleos poluentes com a macrófita S. natans. Nos testes realizados em laboratório, foram empregadas quantidades crescentes da macrófita como biossorvente, sendo produzidas a partir da secagem da planta inteira, apenas das folhas com haste e somente das raízes, em dois tipos de óleos de frequente contaminação em recursos hídricos (óleo de soja e óleo diesel comum). Os resultados obtidos nos testes para todas as partes analisadas comprovam grande potencial de biossorção da planta estudada. Para as quantidades estudadas, 0,8g de biossorvente foi suficiente para adsorção superior a 300% de seu peso em óleo, atingindo 591% de seu peso para folhas e hastes em óleo de soja.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joedson Paiva Ferreira da Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado

Estudante de agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado. Campus de Alta Floresta - MT.

Oscar Mitsuo Yamashita, Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado

Engenheiro Agrônomo. Professor Adjunto classe C8, do Departamento de Agronomia nas áreas de Manejo de Plantas Daninhas; Produção de Sementes e Mudas; Agronegócio e Fitotecnia. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos da Universidade do Estado de Mato Grosso "Carlos Alberto Reyes Maldonado". Campus de Alta Floresta, MT.

 

Elizeu Merizio Munhoz, Timac Agro

Diretor de vendas na Timac Agro.

Marco Antonio, Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado

Engenheiro Agrônomo, Doutor. Professor efetivo do programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos da Universidade do Estado de Mato Grosso "Carlos Alberto Reyes Maldonado"

Arquivos adicionais

Publicado

2023-12-12

Como Citar

COSTA, Joedson Paiva Ferreira da; YAMASHITA, Oscar Mitsuo; MUNHOZ, Elizeu Merizio; CAMILLO DE CARVALHO, Marco Antonio. BIOSSORÇÃO DE ÓLEOS POLUENTES COM O USO DA MACRÓFITA Salvinia natans (L.) All. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 47, 2023. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/75510. Acesso em: 25 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos