ESTILOS FLUVIAIS DA BACIA HIDROGRÁFICA RIACHO TALHADA: CONTRIBUIÇÕES À GESTÃO HIDROGEOMORFOLÓGICA NO SEMIÁRIDO ALAGOANO
Resumo
A definição da bacia hidrográfica como unidade espacial de gestão e planejamento tem sido fundamental para os estudos de paisagens, especialmente em abordagens voltadas ao entendimento de seus aspectos fisiográficos e morfológicos. Neste contexto, o presente trabalho utilizou a abordagem teórico-metodológica dos estilos fluviais desenvolvida por Fryirs e Brierley. O objetivo principal foi caracterizar e classificar a dinâmica fluvial contemporânea da bacia do Riacho Talhada, localizada no alto sertão de Alagoas. Atrelado a isto, realizou-se o mapeamento geomorfológico da área de estudo, bem como a compartimentação fluvial e o perfil do canal principal. Correlacionando a geologia e configuração do vale afim de classificar estilos fluviais no qual foi analisado de forma holística a geometria dos canais, as unidades geomórficas e outros. O mapeamento do uso da terra, utilizou-se de imagens de Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) e dados de campo. Foram mapeados 5 estilos fluviais representativos, a partir da metodologia aplicada, bem como dados hidrossedimentológicos da bacia Riacho Talhada. Já o contexto morfológico pode ser utilizado para a interpretação das condições físicas de outras bacias hidrográficas situadas no semiárido nordestino, auxiliando na criação de uma rede de dados para compreender as dinâmicas fluviais nesse contexto. Desde modo, os resultados podem auxiliar o gerenciamento dos recursos hídricos e planejamento hidrológico.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.