ESTILOS FLUVIAIS DA BACIA HIDROGRÁFICA RIACHO TALHADA: CONTRIBUIÇÕES À GESTÃO HIDROGEOMORFOLÓGICA NO SEMIÁRIDO ALAGOANO

Autores

Resumo

A definição da bacia hidrográfica como unidade espacial de gestão e planejamento tem sido fundamental para os estudos de paisagens, especialmente em abordagens voltadas ao entendimento de seus aspectos fisiográficos e morfológicos. Neste contexto, o presente trabalho utilizou a abordagem teórico-metodológica dos estilos fluviais desenvolvida por Fryirs e Brierley. O objetivo principal foi caracterizar e classificar a dinâmica fluvial contemporânea da bacia do Riacho Talhada, localizada no alto sertão de Alagoas. Atrelado a isto, realizou-se o mapeamento geomorfológico da área de estudo, bem como a compartimentação fluvial e o perfil do canal principal. Correlacionando a geologia e configuração do vale afim de classificar estilos fluviais no qual foi analisado de forma holística a geometria dos canais, as unidades geomórficas e outros. O mapeamento do uso da terra, utilizou-se de imagens de Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) e dados de campo. Foram mapeados 5 estilos fluviais representativos, a partir da metodologia aplicada, bem como dados hidrossedimentológicos da bacia Riacho Talhada. Já o contexto morfológico pode ser utilizado para a interpretação das condições físicas de outras bacias hidrográficas situadas no semiárido nordestino, auxiliando na criação de uma rede de dados para compreender as dinâmicas fluviais nesse contexto. Desde modo, os resultados podem auxiliar o gerenciamento dos recursos hídricos e planejamento hidrológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melchior Carlos do Nascimento, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Geógrafo formado pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, onde atua como Professor Adjunto no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Ana Clara Magalhães de Barros, UFOB - Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutora (2014-2018) e mestre (2012-2014) em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Pernambuco.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-12-12

Como Citar

SANTOS, Wagner Valdir dos; MELCHIOR CARLOS DO NASCIMENTO; BARROS, Ana Clara Magalhães de. ESTILOS FLUVIAIS DA BACIA HIDROGRÁFICA RIACHO TALHADA: CONTRIBUIÇÕES À GESTÃO HIDROGEOMORFOLÓGICA NO SEMIÁRIDO ALAGOANO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 47, 2023. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/75977. Acesso em: 25 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos