PATRIMÔNIO HIDROLÓGICO EM AMBIENTES SERRANOS: QUALIQUANTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS HIDROSSÍTIOS DO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE – RN

Autores

Resumo

A água se constitui como um recurso vital e não está relacionada apenas às suas funções na natureza. Exerce, também, um importante papel na saúde, economia e qualidade de vida humana. Pode ser definida também, como um elemento importante para a Geodiversidade, quando se considera, prioritariamente, os valores científico e cultural. Diante disso, esse trabalho teve o objetivo de avaliar, em termos qualiquantitavivos, os Locais de Interesse Hidrológico (LIH) do município de Portalegre-RN, segundo metodologia de Foleto e Costa (2021) voltada à classificação de patrimônio hidrológico. Desse modo, verificou-se que seis locais podem ser classificados como potenciais hidrossítios (as nascentes do Brejo, do Pocinho, da Lavanderia, do Simão Dias I e II e, a cacheira do Pinga). Entretanto, apesar da relevância do seu patrimônio hidrológico, o município precisa de ações de planejamento e gestão voltadas à conservação dessas águas, a fim de garantir o uso sustentável desses locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Crislaine, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Licenciatura em Geografia pela universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAPF/UERN) - Mestranda em Geografia (PPGEO) UERN.

Diógenys da Silva Henriques, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre e licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e Especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. 

Jacimária Fonseca de Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Arquivos adicionais

Publicado

2023-12-12

Como Citar

GOMES JÓ, Barbara Crislaine; CARVALHO, ANDREZA T FELIX; DA SILVA HENRIQUES, Diógenys; FONSECA DE MEDEIROS, Jacimária. PATRIMÔNIO HIDROLÓGICO EM AMBIENTES SERRANOS: QUALIQUANTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS HIDROSSÍTIOS DO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE – RN. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 47, 2023. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/76251. Acesso em: 25 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos