PATRIMÔNIO HIDROLÓGICO EM AMBIENTES SERRANOS: QUALIQUANTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS HIDROSSÍTIOS DO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE – RN
Resumo
A água se constitui como um recurso vital e não está relacionada apenas às suas funções na natureza. Exerce, também, um importante papel na saúde, economia e qualidade de vida humana. Pode ser definida também, como um elemento importante para a Geodiversidade, quando se considera, prioritariamente, os valores científico e cultural. Diante disso, esse trabalho teve o objetivo de avaliar, em termos qualiquantitavivos, os Locais de Interesse Hidrológico (LIH) do município de Portalegre-RN, segundo metodologia de Foleto e Costa (2021) voltada à classificação de patrimônio hidrológico. Desse modo, verificou-se que seis locais podem ser classificados como potenciais hidrossítios (as nascentes do Brejo, do Pocinho, da Lavanderia, do Simão Dias I e II e, a cacheira do Pinga). Entretanto, apesar da relevância do seu patrimônio hidrológico, o município precisa de ações de planejamento e gestão voltadas à conservação dessas águas, a fim de garantir o uso sustentável desses locais.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.