PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS EM DIFERENTES FRAÇÕES E CLASSES DE SOLOS FLORESTAIS E AGRÍCOLAS, NO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU - PR
Resumo
Atividades antropogênicas têm contribuído na alteração significativa das características dos solos. Estudos em áreas de mata nativa, por classes de solo e região, servem de referência para solos expostos à degradação. Assim, o objetivo deste trabalho foi determinar parâmetros físicos e químicos de solos agricultáveis e de mata no entorno do Parque Nacional do Iguaçu - PR. A caracterização foi realizada através das medidas de pH, carbono orgânico, matéria orgânica, fósforo disponível, capacidade de troca catiônica, granulometria e mineralogia. A textura foi determinada pela metodologia de Gee e Bauder (1986) e Lei de Stokes. A caracterização mineralógica das argilas foi realizada por difratometria de raios-X. Os solos são moderadamente ácidos e predominância das texturas argilosa e muito argilosa (77,8%), e de menor predominância a siltosa (22,2%). Teores elevados de fósforo disponível foram encontrados em solos agrícolas. Os teores de Matéria Orgânica (MO) e Carbono Orgânico (CO) foram superiores nos solos de mata. Para a saturação por bases (V%), 68,75% dos solos apresentaram V% < 50% mostrando a baixa fertilidade. As argilas dos Neossolos, Latossolos e Nitossolos apresentaram caulinita, hematita, maghemita e quartzo, enquanto que nos Gleissolos predominaram a caulinita, quartzo, vermiculita, anatásio e rutilo. A CTC em solos agrícolas e mata tiveram diferenças significativas entre as médias
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.