ANÁLISES DESCRITIVAS DOS VALORES MÉDIOS E ABSOLUTOS DO BALANÇO ENTRE A PRECIPITAÇÃO E A EVAPORAÇÃO POTENCIAL PARA O DIMENSIONAMENTO DE ESTERQUEIRAS NA SUINOCULTURA

Autores

Resumo

O correto dimensionamento de sistemas de armazenamento de dejetos líquidos suínos é fundamental para a operação de uma atividade sustentável, evitando assim, possíveis subdimensionamentos e potenciais extravasamentos de esterqueiras. O objetivo deste trabalho foi comparar os valores absolutos e médios, do somatório do balanço entre a precipitação crítica mensal e a evaporação crítica mensal, da série histórica, de oito cidades catarinenses, nos quatro meses sequenciais mais críticos do ano, verificando as implicações no cálculo do volume de segurança em esterqueiras. Observou-se que todas as cidades tiveram volumes consideravelmente superiores aos mencionados na atual recomendação do cálculo do volume de segurança. Conclui-se que, considerando situações meteorológicas extremas, o cálculo do volume de segurança de sistemas de armazenamento de dejetos suínos poderá sofrer mudanças nos valores de referência recomendado hoje, trazendo mais segurança neste importante controle ambiental e reduzindo o problema de subdimensionamento de esterqueiras. Ainda, recomenda-se por meio deste trabalho, uma atualização nos parâmetros estabelecidos na Resolução CONSEMA n.º 143/2019 e Instrução Normativa n.º 11 do órgão ambiental catarinense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vito, UDESC - Mestrado em Ciências Ambientais

Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV-UDESC). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Atuação como responsável técnico na área de fruticultura (maçã) entre os anos de 2008 a 2009. Vivência em Dublin na Irlanda de 2009 a 2010. Supervisão industrial na empresa Gomes da Costa S.A (2011). Professor de língua inglesa (2012 a 2013). Atualmente trabalha no Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), como Engenheiro, atuando na Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental de Lages. Atuação na área de licenciamento e fiscalização ambiental. Áreas de Interesse: Meio Ambiente; Ciências Ambientais; Legislação Ambiental.

Daiana, UDESC - Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária

Doutora e Mestre em Engenharia Elétrica (área de conhecimento de Engenharia Biomédica) pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui graduação em Ciência da Computação. Atualmente é professora no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, nas áreas de Programação, Estatística e Modelagem Matemática. Tem participado de projetos nas áreas de Engenharia Ambiental e Sanitária e Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento digital de sinais, modelagem e simulação, variabilidade de sinais fisiológicos, inteligência artificial, sistemas de informação geográfica, desenvolvimento de softwares e análise multivariada. Sua produção tem sido baseada principalmente na aplicação de programação e estatística em problemas de pesquisa e extensão tecnológica na área agro-ambiental, bem como no desenvolvimento de projetos de cunho tecnológico junto aos produtores da cadeia produtiva da maçã.

Jose Cristani , Udesc

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1993), mestrado em Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1997) e doutorado em Zootecnia (Producao Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: suinocultura, manejo, produção e sanidade. Aditivos alimentares para suínos.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-30

Como Citar

HENRIQUE PISETTA RUDECK, Vito; GUIMARÃES CAMARGO CAMPOS, Claudia; PETRY RUFATO, Daiana; CRISTANI , Jose. ANÁLISES DESCRITIVAS DOS VALORES MÉDIOS E ABSOLUTOS DO BALANÇO ENTRE A PRECIPITAÇÃO E A EVAPORAÇÃO POTENCIAL PARA O DIMENSIONAMENTO DE ESTERQUEIRAS NA SUINOCULTURA. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 48, 2024. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/76815. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos