A IMPORTÂNCIA DAS INFRAESTRUTURAS VERDES COMO TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS PARA CONTRIBUIÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL DAS ÁGUAS PLUVIAIS URBANAS
Resumo
O crescimento desordenado das cidades e os impactos ocasionados por esse fenômeno tornam necessária a busca por alternativas que promovam sustentabilidade, sendo assim, a expansão urbana aliada ao elevado crescimento populacional desordenado acarreta no desequilíbrio ambiental. Este artigo retratou uma aplicação conceitual de tipologias de infraestrutura verde com a finalidade de mitigar impactos decorrentes da impermeabilização do solo urbano e que ao mesmo tempo, auxiliem no manejo das águas pluviais e na preservação dos corpos hídricos. O objetivo deste trabalho foi apresentar as premissas das infraestruturas verdes, bem como, as diretrizes relacionadas à implantação dessas tipologias verdes para um planejamento do espaço urbano sustentável, proporcionando para as cidades melhor qualidade de vida. A revisão de literatura deste trabalho baseou-se em um levantamento de dados e informações sobre a temática infraestrutura verde, com enfoque em termos e palavras-chave sendo as fontes de pesquisa artigos científicos, dissertações e teses. A análise dos resultados aborda as correlações entre os fundamentos conceituais e a aplicação da infraestrutura verde.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.