A IMPORTÂNCIA DAS INFRAESTRUTURAS VERDES COMO TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS PARA CONTRIBUIÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL DAS ÁGUAS PLUVIAIS URBANAS

Autores

Resumo

O crescimento desordenado das cidades e os impactos ocasionados por esse fenômeno tornam necessária a busca por alternativas que promovam sustentabilidade, sendo assim, a expansão urbana aliada ao elevado crescimento populacional desordenado acarreta no desequilíbrio ambiental. Este artigo retratou uma aplicação conceitual de tipologias de infraestrutura verde com a finalidade de mitigar impactos decorrentes da impermeabilização do solo urbano e que ao mesmo tempo, auxiliem no manejo das águas pluviais e na preservação dos corpos hídricos. O objetivo deste trabalho foi apresentar as premissas das infraestruturas verdes, bem como, as diretrizes relacionadas à implantação dessas tipologias verdes para um planejamento do espaço urbano sustentável, proporcionando para as cidades melhor qualidade de vida. A revisão de literatura deste trabalho baseou-se em um levantamento de dados e informações sobre a temática infraestrutura verde, com enfoque em termos e palavras-chave sendo as fontes de pesquisa artigos científicos, dissertações e teses. A análise dos resultados aborda as correlações entre os fundamentos conceituais e a aplicação da infraestrutura verde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Becegato, Univali

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali/Balneário Camboriú - 2021). Realizou intercâmbio de Língua e Cultura Espanhola na Universidad de Salamanca (Espanha) como bolsista do programa Top Espanha - 2019 (através da parceria entre a Univali e o programa de bolsas Santander Universidades). Foi bolsista de Iniciação Científica do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU) - Bolsas de Pesquisa ARTIGO 170 (2019) e, também bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq (2020/2021). Atualmente é bolsista a nível de Mestrado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPCTA - UNIVALI), com área de atuação em Tecnologia para Gestão Ambiental e linha de pesquisa em Estratégias de Gestão Ambiental e Cidades Sustentáveis

Luciano Torres Tricárico, Univali

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU USP 1999), parte da graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP 1994), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP 2004) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP 2008). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí, SC, Brasil. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Turismo e Hotelaria; Tecnólogo em Design de Interiores; Especialização em Design de Interiores; Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria; Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental e disciplina do Núcleo de Disciplinas Internacionalizadas - Arquitetura Brasileira). Foi coordenador do LaPa - Laboratório de Paisagismo Aplicado da Universidade do Vale do Itajaí. Líder do Grupo de Pesquisa Turismo, Hospitalidade e Gastronomia, vinculado ao CNPq.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-12-12

Como Citar

BECEGATO, Lara Carolina; TORRES TRICÁRICO, Luciano. A IMPORTÂNCIA DAS INFRAESTRUTURAS VERDES COMO TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS PARA CONTRIBUIÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL DAS ÁGUAS PLUVIAIS URBANAS. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 47, 2023. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/76831. Acesso em: 25 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos