ANÁLISE DA CONFIABILIDADE DA PRODUÇÃO PRIMÁRIA BRUTA E DA FOTOSSÍNTESE LÍQUIDA DETERMINADOS COM ESPECTRORRADIOMETRIA EM CAMPO E DADOS DE SATÉLITE
Resumo
Estudos do balanço de carbono fornecem informações importantes para entender a dinâmica da atmosfera, os diferentes padrões de resposta da vegetação e os efeitos da degradação/recuperação dos ecossistemas terrestres. O objetivo do estudo foi avaliar confiabilidade das estimativas da Produção Primária Bruta (PPB) e da Fotossíntese Líquida (PSNnet) determinadas por meio de dados hiperespectrais medidos em campo com os produtos MOD17A2 do MODIS para uma área de caatinga. As determinações da reflectância espectral do dossel da caatinga foram realizadas para o período de quatro anos (2014-2017), em intervalos de quinze ou oito dias. Para a área de estudo foram extraídos os dados do produto MOD17A2. Dados de PPB e PSNnet obtidos por meio de satélite e dados de espectrorradiômetro em superfície foram avaliados por meio de estatística descritiva, do coeficiente de correlação de Spearman (ρ) e da raiz do erro médio quadrático (REMQ). Os resultados mostraram que os dados do MOD17A2 subestimaram os valores observados de Produtividade Primária Bruta (PPB) determinado com dados do Espectrorraddiômetro, mas apresentam valores coerentes no padrão temporal, podendo ser indicado para uso em caso de não existir valores observados. A relação existente entre os valores observados e estimados da PPB foi de ρ = 0,7, como nível de significância de 0,01. Para a Fotossíntese Líquida (PSNnet), os valores obtidos com o MOD17A2 e Espectrorradiômetro divergiram, uma vez que ainda não existem modelos calibrados com precisão estimativa da PSNnet em vegetação de caatinga. Portanto, recomenda-se o desenvolvimento e a calibração de modelos de determinação da Fotossíntese Líquida para sua estimativa mais precisa em áreas de floresta tropical sazonalmente seca, como a Caatinga.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.