ERROS E OMISSÕES: COMPETÊNCIAS E RESPONSABILIDADES NA OPRAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO DE LAGES – SC

Autores

Resumo

Embora eliminem muitos impactos negativos gerados pela incessante produção de resíduos dos centros urbanos, os aterros sanitários são empreendimentos com enorme potencial para a propagação de distintos danos ambientais. O chorume, líquido proveniente da degradação dos resíduos, uma vez disposto no solo ou em águas superficiais e subterrâneas sem o devido tratamento, fatalmente irá poluir o meio ambiente com o aporte de matéria orgânica, metais pesados e nutrientes em desacordo com os limites legais exigidos, provocando perturbação ecológica e risco à saúde humana. Objetivou-se com este trabalho demonstrar e avaliar os aspectos jurídicos e ambientais referentes à perda da concessão da gestão do Aterro Sanitário de Lages-SC, motivada por crime ambiental in loco, cujo legado da empresa vencedora do processo licitatório deixou um passivo de elevado custo de remediação. Para alcançar este objetivo, a pesquisa por informações considerou as normas pertinentes, as práticas operacionais deste setor; registros sobre as condutas negligentes dos setores envolvidos para a condução da situação atual, com pesquisa documental a arquivos públicos e privados, como Autos de Infração, Processos Administrativos e Ação Civil Pública,  abordando a relação dos dados levantados com o Direito Ambiental, bem como foram explanadas as responsabilidades civis, os procedimentos jurídicos e ambientais adotados a partir da constatação do dano ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valter Antonio Becegato, UDESC

Doutor em Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor Associado da Universidade do Estado de Santa Catarina. Chefe de Gabinete da Reitoria da UDESC em 2012. Chefe do Departamento do curso de Engenharia ambiental entre 2009 a 2011 e 2013 a 2015. Tem experiência na área Ambiental, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de impacto ambiental (EIA/Rima), RAS; RAP; PRAD; Licenciamento ambiental; geofísica aplicada ao meio ambiente (Tomografia elétrica 2D; Radar de penetração-GPR e Gamaespectrometria). Trabalhou na Itaipu Binacional de 1979 a 1983 no Departamento Jurídico - Setor de desapropriação na elaboração; conferência; desmembramento e unificação de laudos de avaliação de 8.500 propriedades rurais e urbanas do lado brasileiro para formação do reservatório da usina.Vice coordenador da Pós-graduação em Ciências Ambientais da UDESC entre 2014 a 2017.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-22

Como Citar

BITTAR, Bruno Dalledone; BECEGATO, Valter Antonio; BECEGATO, Vitor Rodolfo; BECEGATO, Lara Carolina. ERROS E OMISSÕES: COMPETÊNCIAS E RESPONSABILIDADES NA OPRAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO DE LAGES – SC. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 50, 2024. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/77014. Acesso em: 24 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos