CARACTERIZAÇÃO DO DESMATAMENTO NO PARQUE NACIONAL DO PAU BRASIL NO PERÍODO DE 2011 A 2021
Resumo
O bioma Mata Atlântica é considerado um hotspot de biodiversidade, entretanto, ainda permeia em seus limites a problemática do desmatamento ilegal. Esta pesquisa buscou analisar o desmatamento ocorrido no Parque Nacional do Pau Brasil (PNPB) e em sua Zona de Amortecimento (ZA), no período de 2011 a 2021. Entre os meses de agosto de 2022 a março de 2023 efetuou-se uma pesquisa documental, consulta a dados secundários e coleta de relatos dos agentes dos órgãos de fiscalização da região. Foram analisados os registros dos desmatamentos descritos em relatórios de fiscalização e Autos de Infração (AIs) lavrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), pela Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) de Porto Seguro e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Utilizou-se o método estatístico descritivo na análise dos dados. Constatou-se 62 ocorrências, sendo 21% registradas no interior do PNPB e 79% na ZA, predominantemente nos distritos de Arraial D’ajuda, Trancoso e Vale Verde. O pau-brasil como espécie bandeira da UC e ameaçada de extinção, esteve entre as espécies mais apreendidas no período, reforçando a necessidade da tomada de decisões estratégicas para a proteção da mesma.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.