CARTOGRAFIA AMBIENTAL NO SUDOESTE GOIANO

Autores

Resumo

A cartografia ambiental tem se colocado como um meio de reflexão frente às questões ambientais, levantando questionamentos sobre a forma de apropriação dos recursos naturais, resultado da relação sociedade/natureza, colocando em evidência as transformações da paisagem, principalmente em ambientes naturalmente frágeis. Nessa perspectiva, objetiva-se apresentar uma proposta de cartografia ambiental para o Sudoeste Goiano como subsídio para ações de planejamento e ordenamento territorial, tendo como recorte experimental os municípios de Aporé, Chapadão do Céu e Serranópolis. O estudo se apoia na sistematização metodológica sugerida por Martinelli; Pedrotti (2001) acerca do raciocínio de síntese na produção de cartografia de unidades de paisagem. Os resultados evidenciam cinco grupos de unidades de paisagem: I (Planícies e Terraços Fluviais); II (Área de chapadões com altitude entre 800 e 1000 m; III (Superfície Aplainada com altimetria entre 650 e 750 m); IV (Depressão do Rio Verde); V (Escarpas Estruturais) e 21 subgrupos de atributos com características individualizadas. Também foram identificadas áreas potenciais para conservação dos recursos naturais, entretanto, faz-se necessário estimular meios de difundir os benefícios da conservação no intuito de garantir uma maior sustentabilidade do sistema produtivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alécio Perini Martins, Universidade Federal de Jataí - UFJ

Doutor (2015), Mestre (2009), Licenciado e Bacharel (2007) em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da Universidade de São Paulo (2019-2020). Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2022-2025). Atualmente, ocupa os cargos de Diretor de Inovação e Pró-reitor Adjunto de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Jataí. Docente nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Geografia da UFJ e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFU/Pontal. É líder do grupo de pesquisa "Monitoramento e modelagem ambiental por geoprocessamento" e possui experiência na área de Geografia Física e Inteligência Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Geocartografia, Geoinformação, Modelagem em Geografia Física, Agricultura de Precisão, Planejamento Ambiental e Climatologia Geográfica.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-12-12

Como Citar

SOARES, Cleonice Batista Regis; MARTINS, Alécio Perini. CARTOGRAFIA AMBIENTAL NO SUDOESTE GOIANO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 53, 2025. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/77051. Acesso em: 15 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos