A GEOEDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE GEOCONSERVAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO GEOMORFOLÓGICO DO PONTAL DA SANTA CRUZ, SANTANA DO CARIRI (CEARÁ)

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Resumo

Santana do Cariri apresenta uma relevância geomorfológica em seu território, exemplificada pelo Pontal da Santa Cruz, local de visitação de turistas, estudantes e pesquisadores. O relevo associado ao geossítio, situa-se na linha de encosta da Chapada do Araripe e a dinâmica geomorfológica associada às paisagens observadas, sua formação e evolução, podem ser interpretadas a partir dos seus mirantes, colocando o geossítio e seu entorno como lócus significativo para a geoeducação. Nesse contexto, o objetivo desse artigo é apresentar estratégias de geoconservação para o patrimônio geomorfológico do Pontal da Santa Cruz, utilizando a geoeducação como abordagem para 08 sítios geomorfológicos que foram inventariados. Para isso, foram realizadas análises da literatura científica relacionadas às temáticas da área, além de um trabalho técnico dividido em etapas inter-relacionadas, que envolveram atividades de gabinete, campo e laboratório. Os resultados obtidos foram, inicialmente, a composição de um roteiro geoeducativo, incluindo os 08 sítios geomorfológicos, os quais foram selecionados a partir de sua importância considerando os principais processos morfodinâmicos do Pontal da Santa Cruz. Para esse roteiro foi elaborado um plano de aula, o qual tem como base as competências e habilidades específicas da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Por fim, visando contribuir de forma significativa para experiência educativa no local, foi elaborado um detalhamento, ponto a ponto, do roteiro, apresentando informações que podem ser abordadas em uma aula de campo. Espera-se que os resultados possam contribuir para a promoção da conscientização sobre o uso e a ocupação sustentável por parte da comunidade local, além de contribuir para a redução e/ou prevenção da degradação dos sítios geomorfológicos neste estudo inventariados. Para o público estudantil, essa abordagem também visa fomentar o desenvolvimento de competências e habilidades específicas, conforme estabelecido pela BNCC

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Biografia do Autor

Marcelo Martins de Moura-Fé, Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (URCA)

Geógrafo (licenciado/UFC - 2005 e bacharel/UFC - 2006). Professor Ajunto do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (Degeo/URCA). Professor permanente do mestrado acadêmico em Desenvolvimento Regional Sustentável (Proder/UFCA, 2018). Doutorado em Geografia (UFC, 2015) e Pós-Doutorado em Geografia (ProPGeo/UECE, 2022). Membro da União da Geomorfologia Brasileira (UGB), da Rede Ibero-americana de Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação (Redipa) e Coordenador do Núcleo de Estudos Integrados em Geomorfologia, Geodiversidade e Patrimônio - NIGEP (URCA/CNPq). Tem experiência na área de Geociências, especialmente em Geomorfologia Estrutural, Geomorfologia Ambiental e Geoconservação do Patrimônio Geomorfológico, aplicadas em projetos de pesquisa desenvolvidos na região Sul do estado do Ceará e regiões adjacentes de Pernambuco e do Piauí.

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Publicado

2025-04-29

Como Citar

DA SILVA PEREIRA, Rosagleyde; MARTINS DE MOURA-FÉ, Marcelo. A GEOEDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE GEOCONSERVAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO GEOMORFOLÓGICO DO PONTAL DA SANTA CRUZ, SANTANA DO CARIRI (CEARÁ). Geoambiente On-line, Goiânia, n. 51, 2025. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/77064. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos