ÍNDICE DE GEODIVERSIDADE APLICADO AO PROJETO DO GEOPARQUE DOS PIRENEUS – GO
Resumo
A presente pesquisa resultou na quantificação da geodiversidade para a área do Projeto Geoparque dos Pireneus (GO), visando o melhor entendimento quanto à proteção da geodiversidade presente na região e interpretação dos elementos abióticos. Por meio deste método é possível visualizar áreas de interesse para a conservação do ambiente abiótico existentes nos municípios de Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás. Os parâmetros utilizados foram os de solo, geologia, geomorfologia, recursos minerais, hierarquia de drenagem e paleontologia, resultando em índices parciais para cada um desses elementos. A partir da álgebra de mapas desses índices parciais obteve-se o mapa de índice de geodiversidade analisando os locais com menores e maiores índices de geodiversidade. A maior visibilidade quanto a importância dos elementos abióticos da região mostra novas formas de se pensar a territorialidade e como podem ser administrados de forma conjunta, visando o turismo e o conhecimento. A produção cartográfica desta pesquisa é fundamental para a gestão da área, tendo em mente a alta escala dos mapas produzidos, importante ressaltar que este projeto é o primeiro a ser aplicado a um projeto de geoparque no estado de Goiás.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.