ÍNDICE DE GEODIVERSIDADE APLICADO AO PROJETO DO GEOPARQUE DOS PIRENEUS – GO

Autores/as

Resumen

A presente pesquisa resultou na quantificação da geodiversidade para a área do Projeto Geoparque dos Pireneus (GO), visando o melhor entendimento quanto à proteção da geodiversidade presente na região e interpretação dos elementos abióticos. Por meio deste método é possível visualizar áreas de interesse para a conservação do ambiente abiótico existentes nos municípios de Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás. Os parâmetros utilizados foram os de solo, geologia, geomorfologia, recursos minerais, hierarquia de drenagem e paleontologia, resultando em índices parciais para cada um desses elementos. A partir da álgebra de mapas desses índices parciais obteve-se o mapa de índice de geodiversidade analisando os locais com menores e maiores índices de geodiversidade. A maior visibilidade quanto a importância dos elementos abióticos da região mostra novas formas de se pensar a territorialidade e como podem ser administrados de forma conjunta, visando o turismo e o conhecimento. A produção cartográfica desta pesquisa é fundamental para a gestão da área, tendo em mente a alta escala dos mapas produzidos, importante ressaltar que este projeto é o primeiro a ser aplicado a um projeto de geoparque no estado de Goiás.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Damasceno, Universidade Federal de Goiás

Atualmente é graduado no curso de Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Trabalhou no Laboratório de Geologia (LABGEO), do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA/UFG). Desenvolvendo projetos na área de Geociências, na área de geodiversidade e valoração de serviços ecossistêmicos. Participando também do Laboratório de Geomorfologia, Pedologia e Geografia Física (LABOGEF) projeto desenvolvido acerca do uso de geoprocessamento para o estudo da dinâmica sedimentar de rios tropicais. Participou também do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG), do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA/UFG), atuando como estagiário/intérprete, em projetos envolvendo a classificação e interpretação de imagens de satélite.

Cláudia Valéria, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Geologia pela Universidade de Brasília (1990), mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Geologia pela Universidade de Brasília (2002). Atualmente é professor titular do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás e docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Vice-presidente da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR) 2020-2022. Atua nas áreas de geodiversidade, geoconservação e patrimônio geológico.

Andréa Maciel Lima, Universidade Federal de Goiás

Possui licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2018), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2020). Acadêmica do curso de Doutorado em Geografia pela UFG. Atuando principalmente nos seguintes temas: Geodiversidade, Geoconservação, Geopatrimônio, Geografia Física e Pedologia aplicada.

Archivos adicionales

Publicado

2023-12-12

Cómo citar

DAMASCENO, Pedro; VALÉRIA, Cláudia; LIMA, Andréa Maciel. ÍNDICE DE GEODIVERSIDADE APLICADO AO PROJETO DO GEOPARQUE DOS PIRENEUS – GO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 47, 2023. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/76272. Acesso em: 22 dic. 2024.