GOVERNANÇA DE SISTEMA HÍDRICO SOB A ÓTICA DO ARCABOUÇO DE ROBUSTEZ
Resumo
Os problemas na região semiárida brasileira resultam não apenas da escassez hídrica, mas da ausência ou da inadequada governança da água. O estudo dessa governança tem se intensificado, buscando definir formas de mitigar efeitos danosos e entender dinâmicas de funcionamento de sistemas hídricos. Este artigo analisa a governança do sistema hídrico formado pelos reservatórios Engenheiro Avidos e São Gonçalo, pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, no Semiárido da Paraíba. A área estudada apresenta complexidades quanto aos seus aspectos institucionais como a dupla dominialidade dos rios (União e estado). Para o desenvolvimento do estudo foi empregado o arcabouço de robustez como ferramenta heurística de análise. Dessa forma, caracterizaram-se os elementos que compõem o sistema hídrico: usuários, aspectos institucionais e dinâmicas de funcionamento, identificando-se assim os pontos positivos e negativos. A pesquisa conclui que, apesar de aperfeiçoamentos se fazerem necessários, o sistema estudado já apresenta robustez na sua governança.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.