VULNERABILIDADE NATURAL À PERDA DE SOLO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FORMOSO, BONITO-MS

Autores

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo realizar o diagnóstico da vulnerabilidade natural à perda de solo na bacia hidrográfica do Rio Formoso, utilizando a metodologia de Crepani et al. (2001), que analisa a relação morfogênese/pedogênese. Para tanto, empreendeu-se um levantamento bibliográfico para localizar trabalhos de relevância nessa área de conhecimento. Em seguida, foi realizado o levantamento de dados geoespaciais que, posteriormente, foram trabalhados no QGIS 3.10 através do mapeamento das Unidades Territoriais Básicas (geologia, solos, vegetação, clima e relevo) e de seus respectivos graus de vulnerabilidade. Por fim, foi realizada a sobreposição da vulnerabilidade para as UTB, que resultou na carta de vulnerabilidade natural à perda de solos. A análise da vulnerabilidade natural à perda de solo, revelou que a área de estudo possui, predominantemente, terrenos medianamente estáveis/vulneráveis, em mais de 50% de suas áreas, seguido de terrenos moderadamente estáveis (34,93%). Terrenos moderadamente vulneráveis e estáveis são os menos expressivos. A área de estudo não apresentou terrenos vulneráveis. Assim, a presente pesquisa aponta que a área de estudo, ao mesmo tempo que se inclina para os processos modificadores do relevo, possui também grande pré-disposição a sofrer processos de formação de solos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kassia Raylene, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2023), campus de Aquidauana (CPAQ/UFMS). Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2019), campus Marabá.

Elisângela, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente dos cursos de Graduação e Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana (CPAQ/UFMS).

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-30

Como Citar

SOUSA DA SILVA, Kassia Raylene; MARTINS DE CARVALHO, Elisângela. VULNERABILIDADE NATURAL À PERDA DE SOLO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FORMOSO, BONITO-MS. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 48, 2024. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/76796. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos