VULNERABILIDADE NATURAL À PERDA DE SOLO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FORMOSO, BONITO-MS
Abstract
O presente trabalho teve como objetivo realizar o diagnóstico da vulnerabilidade natural à perda de solo na bacia hidrográfica do Rio Formoso, utilizando a metodologia de Crepani et al. (2001), que analisa a relação morfogênese/pedogênese. Para tanto, empreendeu-se um levantamento bibliográfico para localizar trabalhos de relevância nessa área de conhecimento. Em seguida, foi realizado o levantamento de dados geoespaciais que, posteriormente, foram trabalhados no QGIS 3.10 através do mapeamento das Unidades Territoriais Básicas (geologia, solos, vegetação, clima e relevo) e de seus respectivos graus de vulnerabilidade. Por fim, foi realizada a sobreposição da vulnerabilidade para as UTB, que resultou na carta de vulnerabilidade natural à perda de solos. A análise da vulnerabilidade natural à perda de solo, revelou que a área de estudo possui, predominantemente, terrenos medianamente estáveis/vulneráveis, em mais de 50% de suas áreas, seguido de terrenos moderadamente estáveis (34,93%). Terrenos moderadamente vulneráveis e estáveis são os menos expressivos. A área de estudo não apresentou terrenos vulneráveis. Assim, a presente pesquisa aponta que a área de estudo, ao mesmo tempo que se inclina para os processos modificadores do relevo, possui também grande pré-disposição a sofrer processos de formação de solos.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.