GEODIVERSIDADE E PATRIMÔNIO GEOLÓGICO: POTENCIALIDADES DE GEOSSÍTIOS NA SERRA DO CABRAL (MG)
Resumo
A Serra do Cabral localizada em Minas Gerais é uma região conhecida por sua beleza natural e atrativos turísticos. Nesse contexto, os elementos abióticos do meio ambiente são muito relevantes para as atividades turísticas na região, porém, ainda pouco estudados. De modo a buscar reverter esse quadro, o presente trabalho pretende analisar a geodiversidade da Serra do Cabral. Além disso, propõe-se ainda realizar o mapeamento geomorfológico da região e definir potenciais geossítios nesta área, considerando os valores científico e educativo da geodiversidade propostos por Brilha (2005). Para alcançar tais objetivos, a escolha metodológica englobou revisões bibliográficas, utilização de software de geoprocessamento e uma abordagem quantitativa. Foram mapeados três locais na região da Serra do Cabral, com potencialidades enquanto geossítios, e então, estes foram avaliados quantitativamente com auxílio da plataforma Geossit. Desta forma, espera-se que este trabalho contribua para a percepção da importância científica e educativa da Serra do Cabral, além da produção de subsídios informacionais para o desenvolvimento turístico sustentável na região. Essa pesquisa é resultado de um trabalho de conclusão de curso de Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.