GEODIVERSIDADE E PATRIMÔNIO GEOLÓGICO: POTENCIALIDADES DE GEOSSÍTIOS NA SERRA DO CABRAL (MG)

Autores/as

Resumen

A Serra do Cabral localizada em Minas Gerais é uma região conhecida por sua beleza natural e atrativos turísticos. Nesse contexto, os elementos abióticos do meio ambiente são muito relevantes para as atividades turísticas na região, porém, ainda pouco estudados. De modo a buscar reverter esse quadro, o presente trabalho pretende analisar a geodiversidade da Serra do Cabral. Além disso, propõe-se ainda realizar o mapeamento geomorfológico da região e definir potenciais geossítios nesta área, considerando os valores científico e educativo da geodiversidade propostos por Brilha (2005). Para alcançar tais objetivos, a escolha metodológica englobou revisões bibliográficas, utilização de software de geoprocessamento e uma abordagem quantitativa. Foram mapeados três locais na região da Serra do Cabral, com potencialidades enquanto geossítios, e então, estes foram avaliados quantitativamente com auxílio da plataforma Geossit. Desta forma, espera-se que este trabalho contribua para a percepção da importância científica e educativa da Serra do Cabral, além da produção de subsídios informacionais para o desenvolvimento turístico sustentável na região. Essa pesquisa é resultado de um trabalho de conclusão de curso de Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriela Amorim de Macedo, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Atualmente é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Ensino de Geografia, Identidades Docentes e Práxis Educacionais (LEGIDEPE/Unimontes) e do Grupo de Pesquisa Geografia Física, Paisagem e Ambiente (Geofis/UFPA), ambos vinculados ao diretório do CNPq. Compõe ainda, como pesquisadora, o Laboratório de Geografia Física do Departamento de Geociências da Unimontes. Atua como bolsista pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e Agrários (NEPRA) e ao Laboratório de Estudos e Pesquisas de Ensino de Geografia, Identidades Docentes e Práxis Educacionais (LEGIDEPE), ambos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Luis Ricardo Fernandes da Costa, Universidade Estadual de Montes Claros

Professor do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Atualmente é Chefe do Departamento de Geociências (gestão 2023/2024). Foi Coordenador Didático do Curso de Licenciatura em Geografia (gestão 2021/2022). Doutor em Geografia (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará, com período sanduíche na Universidade de Cabo Verde - Uni-CV. É Licenciado (2012) e Mestre (2014) em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Editor Adjunto da Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade, vinculada ao Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros. É pesquisador do Laboratório de Geografia Física da mesma Instituição, com atuação na área da geografia física com ênfase em geomorfologia, mapeamento geomorfológico e análise ambiental em áreas degradadas/desertificadas.

Archivos adicionales

Publicado

2025-04-29

Cómo citar

AMORIM DE MACEDO, Gabriela; FERNANDES DA COSTA, Luis Ricardo. GEODIVERSIDADE E PATRIMÔNIO GEOLÓGICO: POTENCIALIDADES DE GEOSSÍTIOS NA SERRA DO CABRAL (MG). Geoambiente On-line, Goiânia, n. 51, 2025. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/76944. Acesso em: 4 nov. 2025.