DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM FAZENDA EXPERIMENTAL: IMPLICAÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE
Resumo
O aumento da geração de resíduos no Brasil apresentou crescimento paralelo à média de crescimento populacional. Ação refletida no meio rural, impulsionado pelo agronegócio, tornando necessário aprimoramento de práticas de gerenciamento de resíduos gerados no campo. Diante do exposto, a pesquisa objetiva realizar um diagnóstico dos resíduos sólidos agropecuários gerados na Fazenda Experimental Rafael Fernandes, identificando as fontes geradoras e realizando a devida caracterização. O diagnóstico ambiental foi composto por mapeamento das áreas experimentais, zoneamento, visitas in loco, identificação das fontes geradoras e caracterização dos resíduos sólidos agropecuários com base na NBR 10.004/2004. O mapeamento detalhado serviu para identificar e quantificar as áreas/fontes geradoras de resíduos, ainda expressou a setorização por zoneamento. Durante as visitas, foram realizados registros fotográficos da infraestrutura, manejo de experimentos e presença de resíduos. A caracterização dos resíduos contou com elevada presença de resíduos recicláveis, Classe II B, provenientes do manejo de sistemas de irrigação e resíduos Perigosos e indiferenciados Classe I, como embalagens de agrotóxicos e resíduos indiferenciados. Constatou-se que maior geração de resíduos se concentra nas áreas destinadas a experimentos agrícolas, com predominância de resíduos recicláveis, como embalagens de fertilizantes, sacos de nylon, canos e conexões PVC, caracterizados como resíduos não perigosos
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.