DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM FAZENDA EXPERIMENTAL: IMPLICAÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE

Autores

Resumo

O aumento da geração de resíduos no Brasil apresentou crescimento paralelo à média de crescimento populacional. Ação refletida no meio rural, impulsionado pelo agronegócio, tornando necessário aprimoramento de práticas de gerenciamento de resíduos gerados no campo. Diante do exposto, a pesquisa objetiva realizar um diagnóstico dos resíduos sólidos agropecuários gerados na Fazenda Experimental Rafael Fernandes, identificando as fontes geradoras e realizando a devida caracterização. O diagnóstico ambiental foi composto por mapeamento das áreas experimentais, zoneamento, visitas in loco, identificação das fontes geradoras e caracterização dos resíduos sólidos agropecuários com base na NBR 10.004/2004. O mapeamento detalhado serviu para identificar e quantificar as áreas/fontes geradoras de resíduos, ainda expressou a setorização por zoneamento. Durante as visitas, foram realizados registros fotográficos da infraestrutura, manejo de experimentos e presença de resíduos. A caracterização dos resíduos contou com elevada presença de resíduos recicláveis, Classe II B, provenientes do manejo de sistemas de irrigação e resíduos Perigosos e indiferenciados Classe I, como embalagens de agrotóxicos e resíduos indiferenciados. Constatou-se que maior geração de resíduos se concentra nas áreas destinadas a experimentos agrícolas, com predominância de resíduos recicláveis, como embalagens de fertilizantes, sacos de nylon, canos e conexões PVC, caracterizados como resíduos não perigosos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joel Medeiros Bezerra, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor Adjunto C, lotado no Departamento de Engenharias e Tecnologia,  Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil.

 

Jéssica Paloma Pinheiro da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduada em Agrônoma – Universidade Federal do Pará.  Especialista em Agroextrativismo Sustentável e Desenvolvimento Rural – IFPA. Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Doutoranda em Fitotecnia na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Daniel da Silva Dantas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Agrônomo formado pela UEPB Campus IV Catolé do Rocha - PB, 2023.1, Técnico em agropecuária, pela Escola Agrotécnica do Cajueiro 2014. Mestrando em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-08-22

Como Citar

PEREIRA FERREIRA, Douglas; MEDEIROS BEZERRA, Joel; PINHEIRO DA SILVA, Jessica Paloma; DANTAS, Daniel da Silva. DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM FAZENDA EXPERIMENTAL: IMPLICAÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 52, 2025. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/77029. Acesso em: 10 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos