EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PALEONTOLOGIA: INTEGRANDO ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS E CULTURAIS AO TERRITÓRIO
Abstract
É notório o reconhecimento da Educação Ambiental (EA) e de seu desenvolvimento por meio de processos capazes de estimular reflexão crítica, sensibilização, produção compartilhada de conhecimentos, habilidades e valores. Nos espaços urbanos os desafios à sua prática são muitos, frente às demandas por melhores condições de vida, sendo necessário ampliar a compreensão da relação sociedade-natureza, na perspectiva sociocultural e histórica, a partir da integração de campos do conhecimento como história, geografia, arqueologia, paleontologia, entre outros, à EA. Assim, essa pesquisa objetivou investigar e analisar a relação paleontologia e EA, na expectativa de que essa possa estimular novas e melhores formas de nos relacionarmos com o ambiente, inclusive no território das cidades. Por meio de revisão bibliográfica integrativa e observação espontânea, foi possível constatar que a abordagem da paleontologia em práticas de EA ainda é restrita a incentivos educacionais ou financeiros pontuais. Mas, quando presente, pode contribuir para ampliar a compreensão humana sobre nossa relação com recursos vivos e não vivos, nos diferentes espaços, fortalecer laços culturais, pertencimento e identidade, componentes fundamentais para melhorar nossa relação com o território das cidades
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