ANÁLISE CLIMÁTICA E A IDENTIFICAÇÃO DE EXTREMOS DE PRECIPITAÇÃO NA ILHA DO MARAJÓ/PARÁ
Abstract
A precipitação é considerada uma das variáveis climáticas mais importantes e investigadas na Amazônia, tendo em vista que os ecossistemas florestais são atuantes no ciclo hidrológico e na distribuição da chuva regional. O artigo tem o objetivo de apresentar a variabilidade anual em anos de extremos climáticos da precipitação na ilha do Marajó, com identificação dos eventos extremos positivos e negativos de chuva por município, durante o período de 1981 a 2021. A metodologia embasou-se em dados de sensoriamento remoto com resolução espacial e temporal disponibilizados pelo Climate Hazards Group InfraRed Precipitation with Stations (CHIRPS), e associados ao modelo estatístico “Box plot” para identificação dos extremos climáticos. Para descrição dos valores de extremos climáticos, utilizou-se os acumulados mensais de precipitação, com a geração de 12 gráficos com base na série analisada. Os resultados descrevem que os anos de extremos de clima como o El Niño/1983, apresentam os menores acumulados 1.157mm, e a La Niña/1988, os maiores acumulados 4.055mm. A pesquisa foi satisfatória para preencher a ausência de dados sobre a variabilidade e extremos de chuva, sobretudo, quando associados a regiões extensas e com escassez de dados. Os produtos gerados tendem a contribuir com pesquisas climáticas para região
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.