ESTUDO DO POTENCIAL ENERGÉTICO FOTOVOLTAICO DAS CAPITAIS DOS ESTADOS DO SUL DO BRASIL
Abstract
A substituição do uso de energias não renováveis por energias limpas vem crescendo com o passar dos anos. O uso da energia solar a partir de placas fotovoltaicas apresenta-se como uma solução simples e com elevado potencial de produção, porém está diretamente relacionado com as condições geográficas do local, através da radiação solar incidente e a temperatura do ar. O estudo tem como objetivo determinar a produção energética de módulos fotovoltaicos nas capitais do Sul do Brasil (Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre) a fim de comparar com a produção gerada na cidade de Calama, no Chile, uma vez que esta cidade apresenta um enorme potencial instalado. A metodologia utilizada foi baseada em uma sequência de equações que resultaram na produção energética referente a um módulo fotovoltaico para todas as cidades analisadas. Os resultados demonstraram que apesar de Calama representar a maior produção energética solar atualmente, as demais cidades demonstraram um comportamento semelhante. Foi observado uma grande variação sazonal devido ao movimento solar, o que impacta diretamente na produção energética dos meses de inverno principalmente. Conclui-se que utilização de um sistema híbrido melhor se enquadra em situações como a apresentada, em que é possível utilizar diferentes tipos de fontes de energia de forma conjunta, assegurando uma otimização de produção durante períodos de menor incidência solar.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.