O BIOGÁS COMO COMBUSTÍVEL PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL
Abstract
O Brasil é líder mundial em energia renovável com mais de 90% de sua geração proveniente de fontes como hidrelétricas, biomassa, solar e eólica, entretanto o país ainda enfrenta desafios para atender à crescente demanda energética, especialmente devido à vulnerabilidade do sistema hidroelétrico às variações climáticas. Neste contexto o biogás surge como uma solução promissora na diversificação da matriz energética, elevando a segurança de fornecimento. Sendo gerado a partir da decomposição anaeróbica de resíduos orgânicos, é uma fonte de energia versátil sendo utilizada na geração de eletricidade, calor e biometano. O Brasil possui um enorme potencial de produção de biogás estimado, em 44,1 bilhões de metros cúbicos por ano, volume que poderia gerar 19 GW de eletricidade ou substituir 70% do consumo de diesel no país. Apesar dos avanços, a logística de transporte do biogás e a infraestrutura de transmissão de energia ainda representam obstáculos para a viabilidade econômica de alguns projetos. Como investimentos em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e infraestrutura são cruciais para impulsionar o setor, com políticas públicas e investimentos adequados, o biogás pode desempenhar um papel fundamental na transição do Brasil para uma matriz energética mais sustentável e segura
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.