ÍNDICE DE SALUBRIDADE AMBIENTAL (ISA) APLICADO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA RURAL DE ABACATAL, MUNICÍPIO DE ANANINDEUA-PA
Abstract
A salubridade ambiental abrange aspectos essenciais de saneamento, preservação ambiental, higiene e saúde pública, os quais, em equilíbrio adequado, promovem o bem-estar social e a qualidade de vida da população. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo aplicar o Índice de Salubridade Ambiental (ISA) na comunidade quilombola rural de Abacatal, situada no município de Ananindeua-Pará, Brasil. A metodologia foi quanti-qualitativa de caráter exploratório com aplicação de questionários para 227 moradores, durante o período de janeiro a março de 2024. Os resultados indicaram uma condição de "média salubridade", devido principalmente à ausência de coleta de resíduos sólidos, ao descarte de águas cinzas a céu aberto e à falta de um sistema de manejo de águas pluviais. Esses serviços de saneamento devem ser vistos como prioritários por parte dos órgãos governamentais. Portanto, o ISA é uma ferramenta essencial para orientar políticas públicas, avaliar condições ambientais e de saúde, e priorizar intervenções em áreas vulneráveis, promovendo desenvolvimento urbano sustentável e qualidade de vida
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.