EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: O WHATSAPP NA PRÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA

Authors

Abstract

As tecnologias digitais podem auxiliar de forma eficaz o trabalho do professor de Geografia. Este estudo investiga especialmente essa contribuição, com ênfase no aplicativo WhatsApp. O objetivo deste estudo foi analisar a potencialidade do WhatsApp como recurso digital para apoiar as aulas de Geografia no Ensino Fundamental, nos Anos Finais. Para isso, adotou-se a revisão sistemática da literatura. Como resultado, identificaram-se poucos trabalhos específicos envolvendo o WhatsApp, e menos ainda que o relacionem diretamente ao componente curricular de Geografia. Os estudos sobre o tema são enfáticos e convergem ao afirmar que esse aplicativo é bastante relevante para a educação básica. Sua funcionalidade e praticidade como conversas em grupo, videochamadas, envio de documentos, áudios, fotos e vídeos facilitam o ensino de Geografia. O WhatsApp também se mostra útil para o compartilhamento de links, notícias e artigos, incentivando a pesquisa e o aprofundamento em temas geográficos. A realização de enquetes, questionários e o envio de tarefas permitem acompanhar o progresso dos alunos e fornecer um feedback personalizado, contribuindo para um aprendizado mais eficaz. No entanto, os estudos também concordam ao destacar que o professor deve atuar como mediador, orientando as atividades, incentivando a participação e garantindo um ambiente de respeito e colaboração

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andiária Ingrid dos Santos Sousa, IFMA

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Oswaldo Palma Lopes Sobrinho, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA Pleno Codó)

Doutor e Mestre em Ciências Agrárias - Agronomia e Especialista em Formação de Professores e Práticas Educativas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). Especialista em Saneamento e Saúde Ambiental pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduando em Licenciatura em Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). Engenheiro Agrônomo e Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) e Integrante do Grupo de Pesquisa em Agricultura Irrigada em áreas de Cerrado do IF Goiano - Campus Rio Verde. Desenvolve pesquisas na grande área de Ciências Agrárias, com ênfase em Agrometeorologia, Engenharia de Água e Solo, Ciência do Solo e Fitotecnia. Além disso, dedica-se a estudos na área da Educação, buscando contribuir para a Formação, Saberes e Práticas Educativas de Professores Agrônomos.

Brenda Abigail Freire de Jesus Coelho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Bacharelanda em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário da Grande Fortaleza (UNIGRANDE). Integrante do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA). Desenvolve pesquisas nas grandes áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Educação, Ciências Agrárias e Ambientais. 

 

Jose Weliton Aguiar Dutra, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Mestre em Química pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Química da Universidade Federal da Paraíba, com área de concentração em Química Analítica. Graduado em Química licenciatura pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Pós-graduado em Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, Minas Gerais. É Membro dos grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH), do Grupo de Ações em Recursos Sustentáveis Agroambientais (GARSA) e do Grupo de Pesquisa Núcleo Autônomo de Ações Sustentáveis em Química Analítica, Alimentos e Água (NASQA). É integrante do Laboratório de Automação e Instrumentação em Química Analítica e Quimiometria (LAQA). Atualmente é Professor de Química efetivo da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. 

 

Published

2025-12-12

How to Cite

INGRID DOS SANTOS SOUSA, Andiária; LOPES SOBRINHO, Oswaldo Palma; ABIGAIL FREIRE DE JESUS COELHO, Brenda; WELITON AGUIAR DUTRA, Jose. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: O WHATSAPP NA PRÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 53, 2025. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/77097. Acesso em: 15 dec. 2025.