EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: O WHATSAPP NA PRÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
Abstract
As tecnologias digitais podem auxiliar de forma eficaz o trabalho do professor de Geografia. Este estudo investiga especialmente essa contribuição, com ênfase no aplicativo WhatsApp. O objetivo deste estudo foi analisar a potencialidade do WhatsApp como recurso digital para apoiar as aulas de Geografia no Ensino Fundamental, nos Anos Finais. Para isso, adotou-se a revisão sistemática da literatura. Como resultado, identificaram-se poucos trabalhos específicos envolvendo o WhatsApp, e menos ainda que o relacionem diretamente ao componente curricular de Geografia. Os estudos sobre o tema são enfáticos e convergem ao afirmar que esse aplicativo é bastante relevante para a educação básica. Sua funcionalidade e praticidade como conversas em grupo, videochamadas, envio de documentos, áudios, fotos e vídeos facilitam o ensino de Geografia. O WhatsApp também se mostra útil para o compartilhamento de links, notícias e artigos, incentivando a pesquisa e o aprofundamento em temas geográficos. A realização de enquetes, questionários e o envio de tarefas permitem acompanhar o progresso dos alunos e fornecer um feedback personalizado, contribuindo para um aprendizado mais eficaz. No entanto, os estudos também concordam ao destacar que o professor deve atuar como mediador, orientando as atividades, incentivando a participação e garantindo um ambiente de respeito e colaboração
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.