VERANICOS E AGRICULTURA DE SEQUEIRO: DESAFIOS PARA O MILHO (ZEA MAYS) E FEIJÃO-CAUPI (VIGNA UNGUICULATA (L.) WALP.) NO ALTO OESTE POTIGUAR/BRASIL
Abstract
Os veranicos são interrupções temporárias das chuvas durante a estação chuvosa, e sua ocorrência pode provocar impactos significativos na produtividade dos cultivos de sequeiro. Diante desse contexto, este estudo tem o objetivo de demonstrar o comportamento dos veranicos e os impactos na produtividade dos cultivos de sequeiro de milho (Zea mays) e feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) nos municípios adjacentes de Martins e Frutuoso Gomes, situados no Semiárido do estado do Rio Grande do Norte, Brasil. A partir dos dados pluviométricos diários, da classificação dos tipos de veranicos, e de dados da produtividade dos cultivos, o estudo revelou que a presença de veranicos, especialmente os tipos B e C, pode acentuar os impactos negativos na produtividade agrícola do milho e do feijão-caupi, mesmo em anos com precipitação relativamente maior. Em Martins existe uma variação menor na produtividade dos cultivos, em decorrência dos seus maiores acumulados pluviométricos, todavia, também mostra uma frequência mais elevada de veranicos em comparação ao município de Frutuoso Gomes. Ressalta-se, no entanto, a necessidade de aprofundar a compreensão sobre outros fatores que também influenciam nas perdas de cultivos na região, com o objetivo de subsidiar o planejamento e a implementação de políticas públicas mais eficazes.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.