ANÁLISE AMBIENTAL DO USO E VULNERABILIDADE DO SOLO COM SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS

Autores/as

  • Olívia Aparecida Rodolfo Figueiredo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Valter Antonio Becegato Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Manoael Marques Maciel Observatório Nacional-ON
  • João Batista Pereira Cabral Campus Jataí da Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i7.25922

Palabras clave:

SIG, uso do solo, perdas de solo

Resumen

Grande atenção tem sido dada ao uso e a necessidade de planejamento ambiental integrando a estimativa de desempenho (aptidão), manejo e sua relação com o potencial de erosão para o desenvolvimento de um manejo sustentável. O presente estudo objetivou a aplicação da Equação Universal de Perdas de Solos (USLE), em ambiente de sistemas de informações geográficas e sua comparação com aptidão agrícola. Foi avaliado para cada unidade de mapeamento os índices de estimativa de perdas de solos (A) para diversos fatores CPgenéricos e EPmédios versus a indicação sugerida pela FAO/Brasileiro. Observou-se que os índices de estimativa da erosão potencial restringiram mais a utilização da terra para agricultura do que pela aptidão agrícola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valter Antonio Becegato, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (1998) e doutorado em Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de impacto ambiental (EIA/Rima), geofísica amplicada ao meio ambiente, solos e água.

Cómo citar

FIGUEIREDO, Olívia Aparecida Rodolfo; BECEGATO, Valter Antonio; MACIEL, Manoael Marques; CABRAL, João Batista Pereira. ANÁLISE AMBIENTAL DO USO E VULNERABILIDADE DO SOLO COM SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 7, p. 01–17 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i7.25922. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/25922. Acesso em: 18 oct. 2025.

Número

Sección

Artigos