INFLUÊNCIA DA PRECIPITAÇÃO PLUVIAL SOBRE A MESOFAUNA INVERTEBRADA DO SOLO EM ÁREA DE CAATINGA NO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i12.25979Palabras clave:
biodiversidade, fauna edáfica, variabilidade.Resumen
A mesofauna edáfica vem sendo utilizada como indicador da qualidade do solo, em decorrência da alta sensibilidade às alterações ambientais. O objetivo com este trabalho foi quantificar a densidade e diversidade de grupos da comunidade de mesofauna do solo em área de vegetação de caatinga, nas condições do semiárido da Paraíba, levando em consideração a influência da precipitação pluvial. O trabalho foi conduzido na Estação Experimental Bacia Escola, no município de São João do Cariri, PB. Foram utilizados doze pontos para a determinação da mesofauna invertebrada do solo e realizaram-se duas coletas (agosto/2007 e março/2008). Foram coletadas 12 amostras de solo + serrapilheira com o emprego de anéis metálicos, as quais foram levadas à bateria de extratores Berlese-Tullgren modificado para a extração das populações constituintes da mesofauna do solo. Os organismos capturados foram conservados em álcool etílico 70% e passaram pelo processo de identificação e contagem, com o auxílio de lupa binocular e foi avaliada através da abundância e diversidade. A precipitação pluvial favoreceu o estabelecimento de maior número de organismos edáficos; Os ácaros foram os organismos da mesofauna edáfica que se apresentaram em maior número; As armadilhas se mostraram eficientes no estudo do comportamento biológico dos organismos edáficos presentes na camada superficial do solo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
ARAUJO, Kallianna Dantas; PARENTE, Henrique Nunes; CORREIA, Karina Guedes; RODRIGUES, Manoella Queiroz; DANTAS, Renilson Targino; ANDRADE, Alberício Pereira de; SOUTO, Jacob Silva. INFLUÊNCIA DA PRECIPITAÇÃO PLUVIAL SOBRE A MESOFAUNA INVERTEBRADA DO SOLO EM ÁREA DE CAATINGA NO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 12, p. 01–12 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i12.25979. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/25979. Acesso em: 18 oct. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.