A DIVERSIDADE DE EXPERIÊNCIAS DE RECUPERAÇÃO FLORESTAL PRATICADA POR AGRICULTORES FAMILIARES DO NORDESTE DO PARÁ

Autores/as

  • Renan do Vale Carneiro Universidade Federal do Pará
  • Lívia de Freitas Navegantes-Alves Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i35.57152

Resumen

Os agricultores familiares do Nordeste do Pará tradicionalmente desenvolvem práticas de recuperação florestal em seus lotes, e mais recentemente vem adaptando-as. Nesta pesquisa buscou-se realizar uma caracterização dos tipos de recuperação florestal, analisando a existência de relações entre os tipos praticados e as percepções ambientais destes sujeitos. Para isso, a pesquisa apoiou-se em princípios da interdisciplinaridade e da abordagem sistêmica, e assim realizou um levantamento de sessenta experiências em quatro municípios da Mesorregião Nordeste do Pará, Brasil. A partir da realização de uma tipologia da recuperação florestal compreendeu-se as peculiaridades dessas experiências, destacando as principais percepções e motivações dos agricultores. Assim, foram encontrados cinco principais tipos de recuperação florestal praticados na região: Regeneração natural, Quintal agroflorestal e os três tipos de sistemas agroflorestais (Pouco diversificado, Diversificado e Altamente diversificado). Concluiu-se, portanto, que existe um quadro de recuperação florestal no Nordeste do Pará inspirado em novas percepções socioambientais e motivações de diferentes ordens. Esse movimento de recuperação florestal parece apontar um novo caminho produtivo para a Amazônia Oriental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renan do Vale Carneiro, Universidade Federal do Pará

Graduado no curso de Agronomia, pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2012). Especialista em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agroambiental da Amazônia, pela Universidade Federal do Pará (2015). Mestre em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável, pelo Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Pará. Possui experiência nas áreas de Agricultura familiar, Agroecologia, Extensão Rural e Recuperação Florestal.

Lívia de Freitas Navegantes-Alves, Universidade Federal do Pará

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1993), mestra em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (1999) e doutora em Agroecossistemas - SUPAGRO (Montpellier - França, 2011). Professora da Universidade Federal do Pará, desde 2001, lotada, atualmente, no Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares - INEAF, docente permanente e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas. Pesquisadora Associada da rede Strategic Monitoring of South-American Regional Transformation. Experiência na área de agronomia em uma perspectiva sistêmica, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas agrícolas, sistemas de produção amazônicos, agroecossistemas amazônicos, agricultura familiar e desenvolvimento sustentável.

Archivos adicionales

Publicado

2019-12-29

Cómo citar

CARNEIRO, Renan do Vale; NAVEGANTES-ALVES, Lívia de Freitas. A DIVERSIDADE DE EXPERIÊNCIAS DE RECUPERAÇÃO FLORESTAL PRATICADA POR AGRICULTORES FAMILIARES DO NORDESTE DO PARÁ. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 35, p. 293–314, 2019. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i35.57152. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/57152. Acesso em: 5 feb. 2025.