CONTRIBUIÇÃO AO BIOMONITORAMENTO DO RIO JACARÉ GUAÇU-SP POR MEIO DE INDICADORES MACROINVERTEBRADOS AQUÁTICOS

Autores/as

  • Fernando Frigo Universidade de Araraquara
  • Nemésio Neves Batista Salvador Universidade de Araraquara
  • Guilherme Rossi Gorni Universidade de Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i35.58752

Resumen

Os objetivos do presente trabalho foram verificar as respostas das comunidades de macroinvertebrados aquáticos em relação à qualidade físico-química da água no rio Jacaré Guaçu-SP e promover informações que contribuam com a importância da utilização de macroinvertabrados como bioindicadores. Os parâmetros físico-químicos da água foram determinados utilizando-se de sonda analítica multiparâmetros e as amostras de macroinvertebrados foram obtidas a partir do uso do método de arraste no sedimento. Foram realizadas várias determinações de índices e métricas bióticas e de diversidade. Os resultados corroboram o importante papel dos macroinvertebrados aquáticos como bioindicadores da qualidade de corpos d’água e os vários índices bióticos e de diversidade utilizados demonstraram ser ferramentas importantes para a compreensão da estrutura das comunidades de macroinvertebrados e a qualidade da água.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nemésio Neves Batista Salvador, Universidade de Araraquara

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1974), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (1979), doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (1990) e pós-doutorado em Avaliação de Impactos Ambientais pela Oxford Brookes University (1998). Foi Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos e atualmente é Professor Voluntário da Universidade Federal de São Carlos e Docente junto ao seu Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana. Atua também como Professor visitante junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia, na condição de bolsista Pesquisador Visitante Nacional Sênior da CAPES. Professor colaborador junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente do Centro Universitário de Araraquara. É Consultor da área de Ciências Ambientais da CAPES e assessor científico do CNPq e da FAPESP. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, gestão ambiental, avaliação de impactos ambientais, controle de poluição, resíduos líquidos, tratamento de esgotos e recursos hídricos

Guilherme Rossi Gorni, Universidade de Araraquara

É bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Araraquara (2004), tem Mestrado em Ciências Biológicas (Comportamento e Biologia Animal) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UNESP - Rio Claro (2010), e Pós Doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela EESC - USP (2017). Tem experiência nas áreas de Zoologia aplicada e Ecologia, com ênfase no monitoramento de ecossistemas aquáticos utilizando comunidades de Oligochaeta, Ecotoxicologia e análise de interações tróficas.

Archivos adicionales

Publicado

2019-12-20

Cómo citar

FRIGO, Fernando; SALVADOR, Nemésio Neves Batista; GORNI, Guilherme Rossi. CONTRIBUIÇÃO AO BIOMONITORAMENTO DO RIO JACARÉ GUAÇU-SP POR MEIO DE INDICADORES MACROINVERTEBRADOS AQUÁTICOS. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 35, p. 142–162, 2019. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i35.58752. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/58752. Acesso em: 5 feb. 2025.