VALORIZAÇÃO DO AMBIENTE ABIÓTICO COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL ATRAVÉS DO GEOTURISMO: GEORROTEIRO NO GEOPARQUE MUNDIAL DA UNESCO CAMINHOS DOS CÂNIONS DO SUL
Resumen
Com o fortalecimento do geoturismo como ferramenta para o desenvolvimento regional do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul (GMUCCS), este trabalho consiste em propor um georroteiro tendo como recorte espacial o município de Timbé do Sul/SC que pertencente ao GMUCCS. A proposta do georroteiro teve como base: (i) as análises documentais bibliográficas, material cartográfico e imagens aéreas; (ii) e sucessivamente trabalhos de campo, onde, foram coletadas informações de acesso, caracterização dos geossítios, trilhas/caminhos a serem percorridos a pé ou de automóvel, possíveis custos de visitação, pontos de referência, existência de infraestrutura de apoio ao visitante e aferição das distâncias; (iii) com isso elaborou-se o roteiro e sua representação espacial, com a produção do material cartográfico realizada por meio do software livre QGIS. O resultado alcançado foi o georroteiro Rocinha – Serra Velha, onde foram selecionados três geossítios para integrar o percurso de um dia, sendo esses: Portal do Palmiro, Poço do Caixão e Cachoeira da Cortina. A produção desse material gráfico indicando o georroterio auxiliará os gestores do GMUCCS na promoção e divulgação dos geossítios indicados. Desta forma, busca-se fomentar a visitação, promoção e conservação das feições paisagísticas presentes no território do município.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.