REGENERAÇÃO NATURAL EM REFLORESTAMENTO DE EUCALIPTO NO SUDOESTE GOIANO
Resumen
Estudos florísticos e fitossociológicos são cruciais para compreender a flora nativa e a estrutura das comunidades vegetais. No entanto, tais estudos são frequentemente escassos, especialmente em regiões como o estado de Goiás, onde o agronegócio desempenha um papel significativo. Neste contexto, este estudo teve como objetivo avaliar a composição florística e a estrutura fitossociológica da regeneração natural em um povoamento de eucalipto em Jataí, Goiás. Os resultados revelaram uma diversidade significativa de espécies arbustivo-arbóreas, com destaque para famílias como Fabaceae, Anacardiaceae e Myrtaceae. A predominância de espécies com síndrome de dispersão zoocórica sugere uma interação positiva entre a flora regenerante e a fauna nativa, enquanto a predominância de espécies não pioneiras indica um avanço na sucessão florestal, mesmo em talhões jovens. A análise fitossociológica destacou que Astronium urundeuva e Chrysophyllum marginatum foram as espécies com maior valor de importância (VI). Além disso, o índice de diversidade de Shannon (H') indicou condições adequadas para o estabelecimento de espécies nativas em áreas de plantio com eucalipto. Os resultados também mostraram que as plantações de eucalipto não impedem o desenvolvimento das espécies nativas no sub-bosque, mesmo em diferentes fases da sucessão
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.