ANÁLISE PROSPECTIVA DA DINÂMICA AMBIENTAL EM FORMOSA (GO): USO DE AUTÔMATOS CELULARES NA EVOLUÇÃO DO USO E COBERTURA DO SOLO PARA OS ANOS DE 2026 E 2031

Autores/as

Resumen

A ocupação urbana no Brasil concentra-se em menos de 1% do território, onde reside 87,4% da população que enfrenta desafios como a falta de reforma agrária e saneamento básico. Desde a migração da Capital Federal para Brasília em 1960, municípios como Formosa (GO) registraram crescimento populacional significativo. Este artigo tem como objetivo obter cenários prospectivos de uso e cobertura do solo em Formosa para os anos de 2026 e 2031. Para isto foram usadas imagens de sensoriamento orbital dos anos de 2013, 2017 e 2021 processadas nos softwares SPRING e ArcGIS que, associados com os mapas intermediários de declividade, distância de drenagem e de estradas, permitiram a geração dos cenários prospectivos no software Dinamica EGO. A análise do uso e cobertura do solo entre 2013 e 2021 revelou degradação significativa, com a mata ciliar diminuindo de 16,14% para 11%, enquanto a área urbana cresceu de 27,74% para 31,71%. Os cenários para 2026 e 2031 indicam intensificação da urbanização e perda contínua da vegetação nativa, exacerbando problemas como enchentes e assoreamento. Este estudo pode subsidiar a atualização do Plano Diretor Municipal, e sua metodologia é replicável para outros municípios brasileiros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wagner Santos de Almeida, Universidade de Brasília- Professor Doutor - Departamento de Engenharia Civil e Ambiental

O Professor Associado Wagner Santos de Almeida possui graduação em Engenharia Operacional Mecânica pela Escola Naval (1977), especializações em Hidrografia (1981) pela Diretoria de Hidrografia e Navegação e em Inteligência Tecnológica (1999) pela Cranfield University, mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1989) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2005) e pós-doutorado na área de Geotecnia (2009). Exerceu funções de magistério, participou de diversos levantamentos hidro-oceanográficos e de fiscalização de recursos hídricos, bem como da gerência de projetos de pesquisa aplicada, nas quais foi condecorado pela Sociedade Brasileira de Cartografia com a Ordem do Mérito Cartográfico. Foi coordenador de projetos técnico-científicos da área de acesso ao espaço da Agência Espacial Brasileira, bem como membro do corpo editorial da Revista Espaço Brasileiro. Tem experiência profissional na área de hidrografia e recursos hídricos, cartografia geotécnica, geoprocessamento, engenharia ambiental, gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. Concluiu sua pesquisa de pós-doutorado dentro do Programa Pós-Doutorado Júnior/CNPq, na área de processos erosivos no entorno de reservatórios de hidrelétricas. Atualmente é professor do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Brasília, na área de representação gráfica e orientador de trabalhos finais de conclusão de Curso de Engenharia Ambiental, na área de geoprocessamento e métodos de avaliação de impactos ambientais.

Mariana dos Santos Diniz, Universidade de Brasília/ Doutoranda-Programa de Pós-Graduação em Geotecnia

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade de Brasília (2016). Em 2011, cursou um ano de Engenharia Civil pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Possui interesse pelas áreas de geotecnia, geoprocessamento e saneamento ambiental. Durante a graduação, especializou-se em geoprocessamento, vulnerabilidade e modelagem ambiental com pesquisa de iniciação cientifica voltada para análise da vulnerabilidade ambiental e simulação de cenários prospectivos. Trabalho de Conclusão de Curso voltado para análise de processos erosivos no entorno de reservatórios mediante utilização de geoprocessamento. Concluiu em 2019, o Mestrado em Geotecnia, no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia pela Universidade de Brasília (PPG/UnB), com dissertação em geotecnia ambiental direcionada para o estudo do transporte de contaminantes inorgânicos no meio poroso não saturado sob orientação do PhD. André Luís Brasil Cavalcante. Atualmente, é doutoranda do PPG/UnB dando continuidade à sua linha de pesquisa: modelagem regional e probabilísitca da pluma de contaminantes inorgânicos no meio poroso não saturado..

Juan Pablo Catamuscay Salazar, Universidad Abierta y a Distancia – UNAD - Mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidad Del Cauca (2011) . Tem experiência na área de Engenharia Sanitária , com ênfase em Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias.

Mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela UnB.

Archivos adicionales

Publicado

2025-08-22

Cómo citar

SANTOS DE ALMEIDA, Wagner; DOS SANTOS DINIZ, Mariana; CATAMUSCAY SALAZAR, Juan Pablo. ANÁLISE PROSPECTIVA DA DINÂMICA AMBIENTAL EM FORMOSA (GO): USO DE AUTÔMATOS CELULARES NA EVOLUÇÃO DO USO E COBERTURA DO SOLO PARA OS ANOS DE 2026 E 2031. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 52, 2025. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/77068. Acesso em: 10 oct. 2025.