DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS TEMPERATURAS MÁXIMAS ABSOLUTAS MENSAIS, ANOMALIAS E ONDAS DE CALOR NO SUL DO BRASIL DURANTE O VERÃO DE 2021-2022
Resumen
Eventos extremos de temperatura têm se tornado mais frequentes em todo o planeta, e no Brasil, fenômenos como as ondas de calor vêm recebendo crescente atenção. Este estudo tem como objetivo analisar a distribuição espacial das temperaturas máximas absolutas e das anomalias de temperatura mensais, assim como a ocorrência de ondas de calor durante o verão meteorológico de 2021-2022 na região Sul do Brasil. Para isso, foram utilizados dados de temperatura máxima diária de 69 estações meteorológicas, a partir dos quais foram determinadas as temperaturas máximas absolutas e média das máximas mensais. As anomalias de temperatura e as ondas de calor foram determinadas com base na normal climatológica de 31 estações meteorológicas. Considerou-se como onda de calor o período de, no mínimo, três dias consecutivos com temperatura máxima diária superior a média climatológica mensal acrescida de 5ºC. Os resultados evidenciaram temperaturas máximas mensais superiores a 40°C, com predomínio de anomalias positivas, especialmente em janeiro. Inclusive, o período de 6 a 28 de janeiro mostrou-se notadamente quente, com o registro de ondas de calor que variaram geograficamente
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.