ANÁLISE DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DE SOLOS SOB DIFERENTES METODOLOGIAS EM JATAÍ-GO

Autores/as

Resumen

O presente artigo aborda a importância dos solos, destacando como são fundamentais para a agropecuária, mas sendo sujeitos a degradação devido ao uso inadequado, como de atividades da agricultura e pastagem, ambas intensivas. A metodologia baseou-se em trabalhos empíricos, com avaliação e identificação dos aspectos quali/quantitativos dos atributos físicos do solo e análises laboratoriais em dois pontos amostrados, agricultura e pastagem no município de Jataí, Goiás, Brasil. A análise do triângulo textural do solo, destacou para o ponto 1 uma porcentagem de 53,7% de argila, com um triângulo textural destacando o solo como argila, e caracterizando o solo como Latossolo Vermelho. No ponto 2, o solo é caracterizado como Neossolo Quartzarênico com uma porcentagem de 16,2% de argila, em relação a 78,7% de areia, determinando como franco arenoso. A relação entre pressão e profundidade identificou no ponto 1 (Agricultura), uma pressão inicial de 28 kg, aumentando para 35 kg na leitura 4, enquanto no ponto 2 (Pastagem) indicou pressão de 28 kg nas 3 (três) primeiras leituras, e o máximo de força foi de 35kg na quarta leitura. Assim, os resultados destacaram a necessidade de práticas conservacionistas para mitigar os efeitos da compactação e da degradação do solo, particularmente em áreas de pastagem, onde o impacto nos dados foi mais ressaltado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Katia Paula Fernandes Correia, Universidade Federal de Jataí - UFJ

Comecei a atuar na área da educação aos meus 18 anos de idade na função administrativa da escola, porém aos 26 anos comecei minha carreira como professora interina. Em 2018 aos 28 anos passei o ocupar o quadro de efetivos na escola João Matheus Barbosa como professora de Geografia, atualmente ocupo a função de orientadora de área de CHS. Formada em Geografia, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, possuo Curso de Pós Graduação Latu Sensu em Educação Especial, pela Faculdade Luso Capixaba e sou Mestre em Geografia na linda de Geotecnologias Aplicadas à Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente sou doutorando pela Universidade Federal de Jataí - UFJ, na linda de pesquisa Organização e Gestão do Espaço Urbano e Rural do Cerrado Brasileiro. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos em temas relacionados a uso e ocupação da terra; processos erosivos; relação sociedade natureza, , bacia hidrográfica, degradação ambiental entre outros.

Kylayny Xavier da Guarda, Universidade Federal de Jataí

Bacharel em Engenharia Florestal pela a Universidade Federal de Jataí - UFJ, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias - CIAGRA. Durante a vida acadêmica fui integrante da empresa júnior da Universidade Federal de Jataí denominada, Forestalis Júnior, onde trabalhei como trainee em projetos de silvicultura desenvolvidos pela a Universidade juntamente com os professores. Ex-Bolsista Permanente do Herbário Jataiense Prof. Germano Guarim Neto - UFG. Ex-voluntária do Programa de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico - PIVIC - UFG - REJ, 2018 2019. Fui integrante e participei de projetos do Laboratório de Tecnologia de Produtos Florestais do Departamento do Curso de Engenharia de Florestal da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Agrárias - UFJ. Experiências de estágio em uma empresa privada no departamento de Licenciamento Ambiental. Após a graduação, trabalhei como Residente Agrícola juntamente com o órgão FUNAPE onde obtive inúmeras experiências praticas na elaboração de analise de projetos. Atualmente, tenho Pós graduação em Gestão, Auditoria e Licenciamento Ambiental pela a Universidade Anhanguera e conhecimento satisfatório na área ambiental. Apaixonada pela área ambiental, considero-me empenhada, dedicada e eficaz no que eu faço sempre em busca de maiores aprendizados.

Isabel Rodrigues da Rocha, Universidade Federal de Jataí

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás - UFG/Campus Jataí (2011). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí (2014), na linha de pesquisa Análise Ambiental do Cerrado Brasileiro. Cursei Doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (PPGEO/IESA/UFG), na linha de pesquisa Natureza e a Apropriação do Espaço no Cerrado. Realizo pesquisas em Geografia Física, nas áreas de Geociências, com destaque nos temas de Geologia, Geomorfologia, Pedologia e Recursos Hídricos, com ênfase em erosão dos solos de Bacias Hidrográficas. Atualmente sou estagiária de Pós Doutorado do PPGGeo (Programa de Pós-graduação em Geografia) da Universidade Federal de Jataí-UFJ. Venho desenvolvendo pesquisa com apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), no Laboratório de Pedologia e Erosão de Solos-LPES, onde tenho atuado como suporte no curso de graduação em Geografia, assim como no Programa de Pós-graduação em Geografia-PPGGEO, orientando discentes, bem como, ministrando aulas e palestras.

Márcia Cristina da Cunha, Universidade Federal de Jataí

FORMAÇÃO: Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2016) Bolsa CAPES (tema: monitoramento de processos em estradas rurais). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná-UNICENTRO (2011) Bolsa CAPES (tema: avaliação de caixas de contenção de sedimentos). Graduada em Geografia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2006), atualmente Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR. Atuo como Professora Adjunto A na Universidade Federal de Jataí- UFJ. Fui professora colaboradora na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná-UNICENTRO 2007-2018. PESQUISA: Tenho experiência em pesquisa na área de hidrogeomorfologia, erosão de solos, produção de materiais didáticos em solos, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia aplicada, monitoramento de processos, sistema de drenagem em estradas rurais, geoestatística. Meus estudos são baseados em Geomorfologia de processos em vertente; Análises de dados estatísticos em Geografia e Ensino de Solos. As minhas pesquisas têm sido desenvolvidas junto ao Laboratório de Pedologia e Erosão de Solos-LPES, vinculada ao grupo de pesquisa Monitoramento e modelagem ambiental por geoprocessamento e no Laboratório de Erosão do Solo, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Hidrogeomorfologia, o qual faço parte desde 2007. ENSINO: Leciono disciplinas na graduação e no Programa de Pós Graduação em Geografia (Cartografia Básica; Pedologia; Estatística e Seminário).

Archivos adicionales

Publicado

2025-08-22

Cómo citar

FERNANDES CORREIA, Katia Paula; XAVIER DA GUARDA, Kylayny; RODRIGUES DA ROCHA, Isabel; CRISTINA DA CUNHA, Márcia. ANÁLISE DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DE SOLOS SOB DIFERENTES METODOLOGIAS EM JATAÍ-GO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 52, 2025. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/77090. Acesso em: 10 oct. 2025.