ANÁLISE DO USO DO SOLO NA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) DO PERÍMETRO URBANO DE PINHEIRO PRETO, SANTA CATARINA, BRASIL
Resumen
Os impactos ambientais ocorrem por diversos fatores específicos relacionados à falta de planejamento urbano ou gestão ambiental, processo que pode ser observado nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) urbanas, mediante o desenvolvimento antropogênico, caracterizando a necessidade do desenvolvimento da análise do uso do solo, para o estabelecimento de medidas ambientais para a preservação e manutenção das APP’s. Portanto, o presente estudo teve como objetivo analisar o uso e ocupação do solo nas APPs ao longo do Rio do Peixe, no perímetro urbano do município de Pinheiro Preto (SC), conforme as diretrizes do Código Florestal (Lei nº 12.651/2012). Para o desenvolvimento do estudo utilizou-se geotecnologias, como o software ArcGIS e o Google Earth Pro, para a delimitação das APPs e a classificação do uso do solo, mediante especificações do artigo 4º do Código Florestal. Os resultados demonstraram que as principais classes de uso do solo nas APPs foram uso diverso (40,19%) e vegetação nativa (32,62%), bem como foi observada a presença de edificações (9,55%) e vias (10,07%), o que indica conflitos de uso e ocupação em áreas ambientalmente sensíveis. A presença de atividades agrícolas e reflorestamento reforça a pressão antrópica sobre os ecossistemas locais. Sendo assim, conclui-se que há necessidade de ações de gestão ambiental, recuperação de áreas degradadas e ordenamento territorial, a fim de garantir a funcionalidade ecológica das APPs e a qualidade ambiental no espaço urbano
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.