USO DO ÍNDICE DE POSIÇÃO TOPOGRÁFICA PARA CLASSIFICAÇÃO DE ELEMENTOS GEOMORFOLÓGICOS DA BACIA DO RIO DAS ANTAS, IRATI – PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i34.57831Resumo
O presente trabalho é embasado pelo Índice de Posição Topográfica (IPT) para classificação de elementos geomorfológicos da Bacia do Rio das Antas – integrante do sistema hidrográfico do Alto da Bacia do Rio Tibagi, no estado do Paraná. Tais elementos foram gerados visando a obtenção de informações correspondentes a complexidade topográfica da área de estudo, sendo acompanhados de testes de validação em campo para definição de um índice representativo das suas características particulares. Dentre os dados testados, o IPT gerado a partir de janela de vizinhança de 15 metros de raio foi a que apresentou maior compatibilidade à validação de campo, possibilitando o mapeamento das seguintes classes de posição topográfica: Topos e Cristas, Vertentes superiores, Vertentes intermediárias, Áreas planas, Vertentes rebaixadas e Vales fluviais. Apesar de não ser o objetivo principal do trabalho, verificou-se, preliminarmente, que tais classes de IPT possuem significativa associação com outros aspectos do meio físico que, no entanto, necessitam ser mais bem esmiuçadas para avaliação dos graus de correlação. De qualquer forma, evidencia-se o grande potencial de uso deste índice para análise de elementos geográficos que possuem, potencialmente, vínculo espacial com a complexidade topográfica da área estudada.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.