CERRADÃO E FLORESTAS ESTACIONAIS NO CERRADO GOIANO: PADRÕES FLORÍSTICOS E SIMILARIDADE DE ESPÉCIES
Resumo
O Cerrado, formado por um mosaico de fitofisionomias, é a savana mais biodiversa do planeta. Contudo, encontra-se em elevado grau de degradação e, considerando os desafios em se restaurar suas áreas, investigar as semelhanças e diferenças florísticas entre as suas fitofisionomias, torna-se crucial. O objetivo da nossa pesquisa foi investigar as similaridades e diferenças entre o Cerradão e as Florestas Estacionais no Cerrado goiano, por meio de uma revisão sistemática. A partir do uso do Google Acadêmico e da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, selecionamos 48 estudos, posteriormente procedemos a uma análise multivariada de escalonamento multidimensional não métrico (NMDS), com o índice de Jaccard. Identificamos três grupos florísticos: Floresta Estacional Semidecidual (FES), Cerradão (CER) e Floresta Estacional Decidual (FED). A FES e o CER exibiram similaridade florística. Encontramos 682 espécies e 86 famílias, destaque para FES (409 spp e 72 famílias). FES e FED compartilharam o maior número de espécies (78 spp), enquanto o CER e FED o menor (16 spp). A FED apresentou maior número de espécies exclusivas (99 spp), sendo a sua composição florística marcada por equilíbrio entre espécies generalistas e florestais. Em termos de frequência/registros e distribuição, destaque para Astronium urundeuva e Astronium fraxinofolium. As fisionomias florestais do território goiano diferem em número de espécies, com maior riqueza para as FES. As FES e CER goianos compartilham similaridades florísticas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.